CHAMADA PARA EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM (RGE)

2025-03-17

A RGE é um periódico científico consolidado, com reconhecimento nacional e internacional. Sua missão é contribuir para a divulgação de conhecimento na área da saúde, com ética e qualidade. Possui índice h5 igual a 37 e está indexada em importantes bases de dados e bibliotecas virtuais, tais como: SCOPUS, SciELO, MEDLINE/PubMed, CINAHL, CUIDEN, DOAJ, EMBASE, LILACS, LatIndex, entre outros.

 

A RGE convida toda a comunidade científica à sua chamada especial:

 

35 ANOS DO SUS: ENFERMAGEM NA DEFESA DA SAÚDE COMO DIREITO

 

Súmula

A chamada busca disseminar conhecimento para o registro e o avanço técnico-científico do que é produzido no Sistema Único de Saúde (SUS) e para o SUS, com destaque à inserção da enfermagem na sua defesa e consolidação.

O SUS é definido na lei nº 8.080 de 1990 como o conjunto de ações e serviços públicos de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. Parte-se da constatação de que o SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas públicos de saúde do mundo. É orientado por um conjunto de princípios e diretrizes válidos para todo o território nacional. A enfermagem assume protagonismo desde a concepção ao funcionamento do SUS, é a maior categoria profissional no sistema e a que passa mais tempo junto às pessoas, sendo assim, essencial na composição das equipes de trabalho. Adicionalmente, reconhece a integralidade do cuidado como um produto do trabalho colaborativo e multiprofissional.

Serão especialmente considerados para publicação nesta chamada manuscritos que explorem a consolidação do SUS na perspectiva do direito à saúde.

Eixos temáticos

  1. Atenção e cuidado em saúde/enfermagem na consolidação do SUS: práticas assistenciais no âmbito individual, familiar, comunitário e coletivo que fortaleçam os princípios e diretrizes do SUS e a atuação da enfermagem.
  2. Epidemiologia e vigilância no SUS: monitoramento da situação de saúde e doença, e relação da enfermagem na intervenção situacional.
  3. Gestão, financiamento e sustentabilidade do SUS: estudos sobre o planejamento e a gestão do trabalho, dos recursos e dos processos para a saúde sustentável, considerando o controle social.
  4. Equidade e inclusão no SUS: estudos sobre a compreensão e a redução das iniquidades em saúde, bem como, da garantia de direitos no acesso ao cuidado integral, com ênfase nos determinantes sociais e suas intersecções (gênero, raça/etnia, sexualidade, classe social, faixa etária, deficiência, desigualdades regionais, entre outros), considerando a atuação da enfermagem na promoção da justiça social.

Modalidades

- Artigos originais.

- Revisões sistemáticas, incluindo metanálise e metassíntese; e revisão de escopo. Os protocolos das revisões devem estar cadastrados em plataformas de registro confiável e de acesso livre (PROSPERO, OSF e outros).


Não serão aceitos nenhum tipo de protocolo, seja de revisão ou de estudo original (incluindo de ensaios clínicos); estudos de revisão integrativa, relatos de experiência, estudos de caso e artigos teórico-reflexivos.

Recomenda-se a submissão de apenas um manuscrito por autor e coautores, produzido a partir de dados gerados, no máximo, nos últimos 4 (quatro) anos.

Preparo, encaminhamento e avaliação dos artigos

 

A elaboração dos artigos deverá respeitar as normas vigentes da RGE, incluindo o template de formatação: https://www.scielo.br/journal/rgenf/about/#instructions

 

A submissão dos manuscritos deve ser feita no endereço eletrônico da Revista Gaúcha de Enfermagem (https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo) e seguir o mesmo fluxo dos números regulares. Para a redação do artigo devem ser seguidas as normas técnicas da revista disponíveis em: http://www.scielo.br/revistas/rgenf/pinstruc.htm.

É imprescindível explicitar na carta ao editor (Cover Letter) que o artigo está sendo submetido para o número especial "35 anos do SUS: Enfermagem na defesa da saúde como direito" e o eixo temático correspondente. Esta identificação deve ser digitada no campo “author's cover letter”/“carta de apresentação do autor”, que corresponde ao Passo “6” da submissão, via ScholarOne®.

O período de submissão dos artigos inicia em 24 de março de 2025 e encerra-se em 31 de maio de 2025.

 

O processo de avaliação seguirá os procedimentos utilizados para as edições regulares, descritos nas normas da RGE e conduzidos por equipe editorial convidada, assessorada pela equipe editorial interna.

Editores Convidados

Dra. Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas - Faculdade de Enfermagem/UFMT

Dra. Cristianne Maria Famer Rocha - Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva/UFRGS

Dra. Deise Lisboa Riquinho - Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva/UFRGS

Dra. Diana Anunciação Santos - Centro de Ciências da Saúde/UFRB

Dra. Elen Ferraz Teston - Instituto Integrado de Saúde/UFMS

Dra. Jaqueline Medeiros Silva Calafate - Secretaria Especial de Saúde Indígena - Ministério da Saúde/SESAI-MS

Dra. Lucieli Dias Pedreschi Chaves - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP

Dr. Luiz Fernando Calage Alvarenga - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança/UFRGS

Dra. Nelma Nunes da Silva - Curso de Fisioterapia e Mestrado Profissional em Saúde da Família/UNIFAP

Dr. Rodrigo Tobias de Sousa Lima - Fundação Oswaldo Cruz - Amazônia/ILMD-FIOCRUZ

Dra. Rosana Maffacciolli - Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva/UFRGS

Dr. Ricardo de Mattos Russo Rafael - Faculdade de Enfermagem da UERJ

Informações

revista@enf.ufrgs.br

 

Prof. João Lucas Campos de Oliveira

Editor-chefe – Revista Gaúcha de Enfermagem