CHAMADA PARA NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM (RGE)

2023-10-27

Título: Ciência da implementação em enfermagem, saúde e educação

Súmula

A chamada busca disseminar conhecimento para o avanço técnico-científico na prática clínica, no ensino, pesquisa e gestão em saúde e enfermagem, utilizando a ciência da implementação.

Parte-se do entendimento de que a ciência da implementação consiste no estudo de métodos que buscam avaliar a incorporação sistemática e bem sucedida de evidências científicas na rotina dos profissionais. Foca na sustentabilidade da adoção de práticas em diferentes contextos e no envolvimento dos stakeholders (partes interessadas) no processo de implementação. Envolve o estudo das barreiras e facilitadores, estudos de avaliação de processos, resultados e diferentes estratégias para a implementação.

Serão especialmente considerados para publicação artigos que explorem a aplicação da ciência da implementação e que demonstrem a sustentabilidade das práticas, na perspectiva da comunidade interessada nos serviços de enfermagem, saúde e educação.

 

Eixos temáticos

Os manuscritos deverão tangenciar teórica e/ou metodologicamente a ciência da implementação e estarem relacionados a um dos seguintes eixos temáticos:

a) Incorporação sistemática de resultados de pesquisa que envolvam usuários, famílias, comunidade e outras partes interessadas (stakeholders).

b) Desenvolvimento de políticas, programas e intervenções que busquem solucionar problemas e a implementação em serviços de enfermagem, saúde e educação.

c) Implementação de intervenções baseadas em evidências sólidas na prática do cuidado em enfermagem e na saúde.

d) Monitoramento e avaliação de intervenções implementadas nos serviços de enfermagem, saúde e educação.

e) Ações para a melhoria do processo ensino-aprendizagem na enfermagem, saúde e educação.

 

Modalidades

- Artigos originais (conforme normas da RGE).

- Revisões sistemáticas, incluindo metanálises e metassínteses; e revisão de escopo. Os protocolos das revisões devem estar cadastrados em plataformas de registro confiável e de acesso livre (PROSPERO, OSF e outros) (conforme normas da RGE).

- Protocolos de estudos experimentais ou de estudos de implementação: devem estar devidamente regulamentados (Certificado de Apresentação de Apreciação Ética das instituições responsáveis, Clinical Trials/Protocol Registration and Results System, Brazilian Registry of Clinical Trials – ReBec, ClinicalTrials.gov, etc.). Devem ter até 12 páginas e seguir as recomendações do check-list SPIRIT (https://www.spirit-statement.org/protocol-version/).


Não serão aceitos protocolos de revisão, estudos de revisão integrativa, relatos de experiência e artigos teórico-reflexivos.

Recomenda-se apenas um manuscrito por autor e coautores, produzido a partir de dados gerados, no máximo, nos últimos 5 (cinco) anos.

O processo de avaliação seguirá os procedimentos utilizados para as edições regulares, descritos nas normas da RGE.

A submissão dos manuscritos deve ser feita no endereço eletrônico da Revista Gaúcha de Enfermagem (https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo) e seguir o mesmo fluxo dos números regulares.

Para a redação do artigo devem ser seguidas as normas técnicas da revista disponíveis em: http://www.scielo.br/revistas/rgenf/pinstruc.htm.

É imprescindível na carta ao editor explicitar que o artigo está sendo submetido para o número especial "Ciência da implementação em enfermagem, saúde e educação" e o eixo temático correspondente. Esta identificação deve ser digitada no campo “author's cover letter”/“carta de apresentação do autor”, que corresponde ao passo 6 da submissão via ScholarOne.

O prazo de submissão dos artigos inicia em 15 de novembro de 2023 e encerra-se em 15 de abril de 2024.

 

Sobre a revista

A RGE é um periódico consolidado, com reconhecimento nacional e internacional que tem como missão contribuir para a divulgação de conhecimento na área da saúde. Possui índice h5 igual a 37 e está indexada em bases de dados e bibliotecas virtuais como SCOPUS, SciELO, MEDLINE/PubMed, CINAHL, CUIDEN, DOAJ, EMBASE, LILACS, LatIndex, entre outros.