Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Processo de Submissão

Na primeira etapa do processo de avaliação, as propostas submetidas são examinadas pelos editores para a verificação do enquadramento do trabalho ao escopo da revista, área de interesse do periódico e o atendimento das Normas de Apresentação dos Textos.

Os artigos aprovados na primeira etapa são enviados para a análise de pelo menos dois pareceristas, que são responsáveis pela sua avaliação, a partir de um sistema de  blind review. Por fim, disponibilizam-se os pareceres aos autores, mantendo-se em sigilo os nomes dos avaliadores. A recomendação dos pareceristas pode ser no sentido de:

(1) recomendar a publicação;

(2) recomendar a publicação com correções condicionais;

(3) recomendar a publicação em outro periódico;

(4) não recomendar a publicação.

A primeira etapa deverá ser realizada em cerca de 30 dias e a segunda etapa tem uma previsão de ser concluída em, no máximo, 60 dias.

Em caso de controvérsia na arbitragem, cabe à Comissão Editorial Executiva a decisão final podendo solicitar um parecer adicional.

Os editores da Desenvolvimento Rural Interdisciplinar reservam-se o direito de sugerir ao autor modificações de forma a fim de adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista.

 

Normas de Apresentação de Textos

Para a organização e padronização dos textos apresentados na Desenvolvimento Rural Interdisciplinar espera-se que os autores atentem às seguintes recomendações:

1)      O texto deve refletir uma contribuição original e inédita, compatível com a Linha Editorial da Revista. Não deverá estar em processo de avaliação em outro periódico ou publicação de âmbito nacional ou internacional;

2)      Um dos autores deverá ter o título de doutor;

3)      O arquivo encaminhado pelos autores não pode conter nenhuma forma de identificação dos mesmos. As informações de autoria, o texto original, bem como seus componentes, serão incluídas exclusivamente através do formulário online de submissão;

4)      Os artigos poderão ser submetidos em Português, Espanhol, Francês e Inglês;

5)      A estrutura do artigo será composta de título (Title), resumo (Abstract), palavras-chave (Keywords), Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências. A resenha será composta pela apresentação do texto resenhado, de acordo com as normas de referência e o texto do autor;

6)      O padrão para a formatação do arquivo de texto deve seguir as seguintes recomendações: fonte Times New Roman 12; espaço entre linhas 1,5 cm com parágrafos justificados; folhas tamanho A4, com margens inferior e direita de 02 (dois) cm e esquerda e superior de 03(três) cm; a numeração das páginas deve ser sequencial, a partir da segunda página, em algarismos arábicos, no canto superior direito, sem traços, pontos ou parênteses. Havendo necessidade, as fórmulas matemáticas e as notas de rodapé devem ter numeração contínua. Os trabalhos devem ter de 20 (vinte) a 30 (trinta) páginas, para o caso de submissão de artigos, e de 03 (três) a 05 (cinco) páginas no caso de submissão de resenhas;

7)      Todo o trabalho deve apresentar o título e um resumo em Portugûes; título em Inglês o Abstract, bem como o título e o resumo na língua original, caso se trate de texto em Espanhol ou francês. Os resumos devem conter no máximo 200 palavras e deverão apresentar de 03 (três) a 05 (cinco) Palavras-chave em Português, em Inglês e, quando necessário, na língua original;

8)      As figuras (gráficos, mapas etc.) devem ser inseridas no texto e em arquivos separados, em espaço específico no formulário de submissão;

9)      As citações diretas de até 03 (três) linhas devem ser incorporadas no texto, entre aspas. As citações com 04 (quatro) linhas ou mais serão recolhidas com início do parágrafo em 04 (quatro) cm, ficando impressas em corpo inferior ao do texto (Time New Roman 10), sem aspas. As citações devem ser indicadas no próprio texto, contendo entre parênteses o sobrenome do autor, ano da publicação e, se for o caso, o número da página citada;

10)  Tabelas, quadros, gráficos e figuras deverão ser numeradas (título tamanho 12) e trazer legendas. Devem ser utilizados em preto e branco (não incluir figuras coloridas) e a fonte deve ser indicada (tamanho 10);

11)  As referências deverão seguir os padrões e normas indicados pela ABNT na NBR6023 e suas eventuais substitutas (disponível através de www.abnt.org.br);

12)  O(s) autor (s) responsabiliza-se pela revisão da adequação do texto submetido à norma gramatical vigente da língua de submissão do trabalho.

ARTIGOS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.