Narrando o passado: o jornal nas aulas de História

Autores

  • Aline Mendes Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave:

História, Jornais, Ensino

Resumo

No relato são apresentadas reflexões decorrentes das vivências da disciplina Estágio de Docência em História. O presente texto surgiu da necessidade de refletir acerca das possibilidades do uso de jornais nas aulas de História. Ao apresentar um trabalho desenvolvido com estudantes do Ensino Médio,busca-se  problematizar o uso e produção de periódicos em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Mendes Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Graduanda do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Licenciada em Artes pela Universidade Federal de Pelotas.

Referências

Referências

ABUD, Kátia Maria. Ensino de história. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010.

ANTUNES, Antônio Gleivérson Gliese Costa. O Jornal em Sala de Aula: Experiência docente com alunos do Ensino Médio. In: Anais do V Encontro Estadual de História: Conhecimento Histórico e Diálogo Social, CERES UFRN, 2012.Disponível em: http://www.rn.anpuh.org/ evento/veeh/veeh.html. Acesso em 11/7/2014.

BOSCHI, Caio César. Por que estudar história? São Paulo: Ática, 2007.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

FARIA, Maria Alice. Para ler e fazer jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.

_________________. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.

HAYDT, Regina Celia Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem.São Paulo: Ática, 2000.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

LEITE, Patrícia; GOMES, Raimunda Aline. Demônio ou líder? O discurso de Veja e Carta Capital sobre a morte de Hugo Chávez. In: 9° Encontro Nacional de História da Mídia. UFOP- MG, 20013. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/ouro-preto-sedia-9o-encontro-nacional-de-historia-da-midia. Acesso em 21/7/2014.

REIS, Antônio. O jornalista e o historiador: aproximações e diferenças. In: Penélope. Lisboa: Cosmos. Nº12, 1993.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula. In: Bittencourt, Circe (org.) O saber histórico na sala de aula. 9. ed. São Paulo: Contexto, p.54 a 68, 2004.

SEFFNER, Fernando. Aprendizagens significativas em História: critérios de construção para atividades em sala de aula. In: GIACOMONI, Marcelo Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet, (orgs.) Jogos e ensino de história. Porto Alegre: Evangraf, 2013

VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2008.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Edição

Seção

Relatos