Implicações do uso de mídias e de novas tecnologias no ensino de História

Autores

  • Esdras Carlos de Lima Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Ensino de História, Mídias, Tecnologias da comunicação e informação

Resumo

Ao longo desse texto, pretendemos tecer algumas considerações acerca do impacto das mídias e das tecnologias no ensino da História. As mídias e tecnologia sempre estiveram em uso nas nossas escolas, mas hoje, com o advento da internet e de uma série de dispositivos tecnológicos, nossas aulas estão sendo inundadas por uma profusão tecnologias e midiática sem igual. Essas mídias e tecnologias concorrem hoje com a escola na constituição da consciência histórica, obrigando ao professor a rever sua prática de ensino e a redimensionar o uso desses elementos em sala, usando esses elementos na sua aula, como apontamos ao final do texto. Buscaremos respaldo analítico em autores como Fonseca, que se ocupa em compreender as alterações que o ensino da disciplina tem sofrido nos últimos anos e em Kenski, que aborda a influência das tecnologias no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esdras Carlos de Lima Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em História pela Universidade Federal de Uberlândia; mestre em História Social da Cultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; especialista em História das Artes e das Religiões pela mesma instituição e licenciado em História pela Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata - Universidade de Pernambuco. Atualmente é professor da rede pública estadual de Pernambuco. Possui interesse pelos seguintes temas: História e Cinema, História e Música, Ensino de História e Manguebeat.

Referências

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

BITTENCOURT, Circe. O ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Ensino de história: reflexões e novas perspectivas. Salvador: Quarteto, 2004.

FONSECA, Selva. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2013.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Edição

Seção

Dossiê Temático