Atuação das clínicas jurídicas na condição de “amicus curiae” para integração do ensino-pesquisa-extensão

experiência de acesso à justiça na universidade

Autores

Resumo

O artigo objetiva demonstrar a experiência de acesso à justiça na universidade por meio da atuação das clínicas jurídicas na qualidade de “amicus curiae” ou de sua representante para integração do ensino-pesquisa-extensão. Para tanto, a pesquisa parte do best seller “Acesso à Justiça” de Mauro Cappelletti e Bryan Garth, do projeto “Global Access to Justice” de Cleber Alves e Diogo Esteves e de discussões sobre educação jurídica, tendo como ponto de partida o método clínico. Como metodologia, o artigo adota a pesquisa bibliográfica e documental, especificamente, em processos judiciais que contam a atuação da clínica jurídica na condição de “amicus curiae” ou de sua representante. A relevância da pesquisa se dá diante do cenário mundial de crise do ensino jurídico e de necessidade de ampliação do acesso à justiça. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Brasília. Constatou-se que o acesso à justiça e a integração ensino-pesquisa-extensão, restam viabilizados pela participação ativa dos discentes nas clínicas jurídicas de sua respectiva universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhessica Luara Alves de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) com estágio pós-doutoral pela UnB. Docente Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa "Clínica jurídica de inovação pedagógica (CJIP)", devidamente certificado no DGP/CNPq, espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5577858142926571. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Clínica jurídica de inovação pedagógica (CJIP)" e coordenadora do Projeto de Extensão "Práticas sociojurídicas na comunidade", ambos na UFC. Na UnB integra o grupo de pesquisa Direito e Educação e o projeto de pesquisa Formação Jurídica - Graduação e Pós-Graduação, internacionalização e interdisciplinaridade na perspectiva da Faculdade de Direito da UnB. Embaixadora literária da Associação dos Escritores Mossoroenses/Academia dos Escritores Mossoroenses (ASCRIM/ACADEM). Foi coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com a Universidade Federal de Roraima (DINTER UERJ/UFRR) no ano 2022. Foi docente colaboradora no Doutorado Interinstitucional da Universidade de Brasília com a Universidade Federal do Acre (DINTER UnB/UFAC) no ano de 2022. Atua na área de Direito Privado, novos direitos/direitos especiais, Práticas Jurídicas e Educação Jurídica.

Cleber Francisco Alves, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (1990), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), sendo que sua tese de Doutorado foi a ganhadora da primeira edição do PREMIO CAPES DE TESE, em 2005. Também foi contemplado com o Premio Franklin Delano Roosevelt, de estudos sobre os EUA, na categoria de melhor tese de Doutorado de 2005, outorgado pela Embaixada norte-americana no Brasil. Foi pesquisador visitante na Universidade de Baltimore (EUA) e na Universidade de Montpellier (França). Em 2014/2015 realizou pesquisa (pós-doutorado) na Universidade de Londres, como bolsista da CAPES, admitido como visiting scholar/visiting fellow no Institute of Advanced Legal Studies. É membro efetivo, representando o Brasil, no ILAG (International Legal Aid Group) e - desde 2019 - é um dos coordenadores da nova pesquisa mundial sobre Acesso a Justiça (Global Access to Justice Project - http://globalaccesstojustice.com/). É professor titular da Universidade Católica de Petrópolis, e professor associado da Universidade Federal Fluminense (Niterói). onde integra o corpo docente permanente do PPGSD (Mestrado/Doutorado em Sociologia e Direito). Atua também como defensor público - Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, promovido à classe final da carreira em agosto de 2019. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência jurídica gratuita, acesso à justiça-defensoria pública, defensoria pública, gratuidade de justiça e acesso à justiça.

Referências

ALVES, Cleber Francisco. Justiça para Todos. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2006. 534p.

BONILLA MALDONADO, Daniel. Legal Clinics in the Global North and South: Between Equality and Subordination-Na Essay. Yale Human Rights & Development L.J., vol. 16, n. 1, 2013. p. 1-40.

BONILLA MALDONADO, Daniel. Consultorios jurídicos: educación para la democracia. p. 1-86. In: Daniel Bonilla (Coord.), Abogados y justicia social: derecho de interés público y clínicas jurídicas, Ediciones Uniandes-Siglo del Hombre Editores, 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 1.060, de 5 de fevereiro de 1950. Estabelece normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 13 fev. 1950, Seção 1.

BRASIL. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil. Diário Oficial da União, Brasília, 17 mar. 2015, Seção 1.

BRASIL. Lei nº 7.347, de 24 de julho de 1985. Disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio-ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico (VETADO) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 jul. 1985, Seção 1.

BRASIL. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 12 set. 1990 retificado em 10 jan. 2007, Seção 1.

BRASIL. Lei nº 9.868, de 10 de novembro de 1999. Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal. Diário Oficial da União, Brasília, 12 set. 1990 retificado em 11 nov. 1999, Seção 1.

BRASIL. Resolução do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior (CNE/CES) nº 5, de 17 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 out. 2008, Seção 1.

BRASIL. Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 18 dez. 2018, Seção 1, p. 122, republicado em 19 dez. 2018, Seção 1, pp. 47 e 48.

CAPPELLETTI, Mauro & GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Tradução e revisão por Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sergio Fabris Editor, 1988.

FELIX, Loussia Penha Musse (ed.). Educação Superior na América Latina: reflexões e perspectivas sobre Direito. 1. ed. v. 1. Bilbao: Universidad de Deusto, 2014.

KESTENBAUM, Jocelyn Getgen. Entrevista concedida ao Instituto Humanitas Unisinos (IHU On-Line). In: SANTOS, João Vitor. Clínica de Direitos Humanos: o fogo que inspira a construção de um Direito vivo. Instituto Humanitas Unisinos (IHU On-Line), 06 jul. 2019. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/590571-clinica-de-direitos-humanos-o-fogo-que-inspira-a-construcao-de-um-direito-vivo>. Acesso em: 20 mar. 2022.

LAPA, Fernanda Brandão. Clínica de Direitos Humanos: Uma alternativa de formação em Direitos Humanos para cursos jurídicos no Brasil. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. 184p.

LAPA, Fernanda Brandão; MEDEIROS, Cláudio Melquiades; SOARES, Kawanna Alano. Influência da pedagogia jurídica clínica no norte e sul do Brasil: Competências na formação da identidade profissional. p. 1-24. Disponível em: <http://congreso.pucp.edu.pe/clinicas-juridicas/wp-content/uploads/sites/63/2019/02/Ponencia-Lapa-Medeiros-y-Soares.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2022.

LAPA, Fernanda Brandão; MEDEIROS, Cláudio Melquiades; SOARES, Kawanna Alano. A prática das clínicas de direitos humanos no ensino jurídico. p. 1-17. Disponível em: <https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/225.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2022.

LIMA, Jhéssica Luara Alves de. Clínicas jurídicas na educação em direito no Brasil: perfis profissionais e metodologias de formação. 2021. 261f. Tese (Doutorado em Direito) – Programa de pós-graduação em Direito, Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

MUNHOZ, Aurélio. Clínica de Direitos Humanos da UFPR se destaca em processo judicial sobre coleta compulsória de DNA de condenado. 5 jun. 2017. Disponível em: < https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/clinica-de-direitos-humanos-da-ufpr-se-destaca-em-processo-judicial-sobre-coleta-compulsoria-de-dna-de-condenado/>. Acesso em: 19 mar. 2022.

VISÃO Geral do Projeto. Global Access to Justice Project. Disponível em: < <http://globalaccesstojustice.com/project-overview/?lang=pt-br>. Acesso em: 21 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

ALVES DE LIMA, J. L.; ALVES, C. F. Atuação das clínicas jurídicas na condição de “amicus curiae” para integração do ensino-pesquisa-extensão: experiência de acesso à justiça na universidade. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, n. 56, p. 180–196, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revfacdir/article/view/132914. Acesso em: 23 abr. 2025.