Atuação das clínicas jurídicas na condição de “amicus curiae” para integração do ensino-pesquisa-extensão
experiência de acesso à justiça na universidade
Resumo
O artigo objetiva demonstrar a experiência de acesso à justiça na universidade por meio da atuação das clínicas jurídicas na qualidade de “amicus curiae” ou de sua representante para integração do ensino-pesquisa-extensão. Para tanto, a pesquisa parte do best seller “Acesso à Justiça” de Mauro Cappelletti e Bryan Garth, do projeto “Global Access to Justice” de Cleber Alves e Diogo Esteves e de discussões sobre educação jurídica, tendo como ponto de partida o método clínico. Como metodologia, o artigo adota a pesquisa bibliográfica e documental, especificamente, em processos judiciais que contam a atuação da clínica jurídica na condição de “amicus curiae” ou de sua representante. A relevância da pesquisa se dá diante do cenário mundial de crise do ensino jurídico e de necessidade de ampliação do acesso à justiça. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Brasília. Constatou-se que o acesso à justiça e a integração ensino-pesquisa-extensão, restam viabilizados pela participação ativa dos discentes nas clínicas jurídicas de sua respectiva universidade.
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Referências
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