Curricularização da extensão: teoria, prática e aprendizado

Autores

  • Matheus Dhein Dill Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FCE/UFRGS
  • Julia Barreto Gomes Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FCE/UFRGS

Resumo

A curricularização da extensão no ensino superior representa uma oportunidade para os discentes desenvolverem habilidades humanísticas por meio da interação dialógica com a sociedade. O estudo apresenta a sistemática utilizada no desenvolvimento da disciplina “Extensão e Inovação em Economia” do curso de Ciências Econômicas da UFRGS. A experiência culminou na elaboração e execução de um projeto voltado para o fomento do acesso ao ensino superior de estudantes do Ensino Médio do Centro Social Marista de Porto Alegre. Os resultados demonstram o impacto positivo da iniciativa, que beneficiou quatro turmas do Programa Jovem Aprendiz e duas turmas do Programa Trabalho Educativo por meio de palestras e conversas sobre as oportunidades e desafios em ingressar na UFRGS. Foi vivenciada a importância de utilizar aporte teórico e conceitual para a elaboração e execução do projeto, o que também possibilitou aos discentes o desenvolvimento de habilidades essenciais para a prática extensionista, como empatia, trabalho em equipe, protagonismo, empenho, redação científica, atitude e comprometimento. A curricularização da extensão demonstra ser decisiva para a formação cidadã e promoção do acesso ao ensino superior.

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

DHEIN DILL, M.; BARRETO GOMES, J. Curricularização da extensão: teoria, prática e aprendizado. Revista da Extensão, Porto Alegre, p. 88–94, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/145449. Acesso em: 25 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos