A extensão do CEP-RUA/FURG no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes:

ações e reinvenções durante a pandemia

Autores

  • Simone dos Santos Paludo Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Paulla Hermann do Amaral Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Isadora Deamici Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Ana Carolina de Souza Fonseca PPG Psicologia - UFRGS

Resumo

Situações de violência acometem crianças e adolescentes diariamente. Em 2019, o Disque 100, importante canal de notificação, recebeu 86.837 registros de violência contra meninos e meninas brasileiras e os casos de violência sexual contabilizaram 17 mil ocorrências (DISQUE 100, 2019). É possível que esse número seja ainda maior, já que o abuso e a exploração sexual acontecem de forma velada. No atual cenário pandêmico, a realidade se torna ainda mais preocupante. Para muitas crianças e adolescentes o perigo pode estar dentro de casa (PALUDO ET AL., 2020). Abordar a prevenção, a identificação e o enfrentamento do abuso e da exploração sexual é um desafio que vem sendo assumido pelo Centro de Estudos Psicológicos (CEP-RUA), desde a sua implementação em 1996, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Por tratar de um fenômeno complexo e multifatorial, a abordagem bioecológica do desenvolvimento humano proposta por Bronfenbrenner (2011) e a inserção ecológica têm orientado a fundamentação teórico-metodológica do grupo (SILVEIRA ET AL., 2009). Após 25 anos de ações, o CEP-RUA/FURG ainda percebe a necessidade de instrumentalizar a comunidade a fim de criar um ambiente acolhedor e propiciar a formação de uma rede de apoio social e comunitária apta a reconhecer a dinâmica da violência sexual e agir adequadamente (PIETRO; PISKE; YUNES, 2018).






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Publicado

2022-04-26

Como Citar

PALUDO, S. dos S. .; AMARAL, P. H. do .; DEAMICI, I. .; FONSECA, A. C. de S. . . A extensão do CEP-RUA/FURG no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes:: ações e reinvenções durante a pandemia. Revista da Extensão, Porto Alegre, p. 114–122, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/123374. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos