Programa de Extensão Clube de Ciências do Campo na pandemia

Autores

  • Greice Souza Educação em Ciências do Campo – UFRGS 
  • Aline Guterres Ferreira Educação em Ciências do Campo - UFRGS
  • Daniela Alves Silva Educação em Ciências do Campo - UFRGS
  • José Vicente Lima Robaina Educação em Ciências do Campo - UFRGS

Resumo

O contexto atual aponta para a necessidade de serem realizadas ações pedagógicas nas escolas do campo voltadas a atividades multidisciplinares que incentivem a experimentação e a reflexão, de forma a permitir que os educandos atuem como agentes transformadores de seu próprio aprendizado, realizando a aplicação dos conhecimentos teóricos, na prática, além de estabelecerem a conexão entre o conteúdo estudado e o que ocorre no dia a dia. Nessa perspectiva, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da Faculdade de Educação (FACED), onde se encontra o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO/POA), através do programa de extensão Formação de Professores e Educandos que se desenvolve em escolas do campo onde a proposta é a criação de Clubes de Ciências nessas escolas. O programa de extensão é desenvolvido de forma coletiva e colaborativa por estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e escolas do campo. O Clube de Ciências do Campo iniciou suas atividades no ano de 2015 com a proposta de formação de professores e educadores LECAMPO/FACED/UFRGS, como o objetivo de estimular, por meio de atividades interdisciplinares e culturais incentivando o desenvolvimento do caráter crítico e científico, assim estimulando nos jovens o pensamento crítico e questionador em relação a assuntos como cidadania, meio ambiente, ciências e tecnologia.






Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

SOUZA , G. .; FERREIRA , A. G. .; SILVA , D. A. .; ROBAINA , J. V. L. . Programa de Extensão Clube de Ciências do Campo na pandemia. Revista da Extensão, Porto Alegre, p. 105–113, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/123372. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos