Divulgação da ciência durante a pandemia de Covid-19:

relato de experiência

Autores

  • Lina Naomi Hashizume Faculdade de Odontologia – UFRGS
  • Tamires Timm Maske Faculdade de Odontologia – UFRGS

Resumo

Acadêmicos de Odontologia: Brenda de Azevedo Claudiano dos Santos, Ekaterine Brito Machado, Júlia
Mariana dos Santos Jornada, Mayara de Oliveira Pacheco, Natália Bregalda Rossoni, Nelso Alfeu da Rosa
Motta Júnior, Thalya Gabriela Moraes Carvalho

 

Além da situação de alerta e de maiores cuidados com a saúde, a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe mudanças impactantes para a vida da sociedade, fazendo com que as pessoas tivessem que se adaptar a uma nova rotina e criar novos hábitos, devido ao isolamento e ao distanciamento social, com o aumento do uso das telas de computador ou de dispositivos móveis e o acesso à informação pelas redes sociais. Assim, destaca-se a ação recente do projeto de extensão “Ciência na Escola: Entendendo a Cárie Dentária”, que, durante a pandemia, utilizou-se de estratégias remotas e virtuais para manter o projeto em atividade. A equipe deste projeto é composta por sete acadêmicos do curso de graduação em Odontologia e por duas professoras do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tinha como objetivo promover educação em saúde bucal e geral aos estudantes e professores de escolas de ensino fundamental da rede pública de Porto Alegre, RS. Para dar continuidade às atividades, mesmo durante a pandemia de Covid-19, os extensionistas passaram a utilizar as redes sociais (Facebook e Instagram) como apoio à divulgação da ciência e para uma expansão e popularizar o projeto. Com a possibilidade de utilização destas plataformas digitais houve a oportunidade de alcançar não somente o público-alvo, mas também a comunidade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

HASHIZUME, L. N. .; MASKE, T. T. . Divulgação da ciência durante a pandemia de Covid-19: : relato de experiência. Revista da Extensão, Porto Alegre, p. 93–98, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/123369. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos