Projetos de recondicionamento de computadores usados para estudantes e escolas

Autores

  • Renato Perez Ribas Instituto de Informática
  • Marcelo Soares Lubaszewski Escola de Engenharia
  • Erik Álvaro Fernandes Escola de Administração
  • Gustavo Ribeiro Kremer Ciência da Computação

Resumo

Ações afirmativas no contexto educacional são cruciais e imperativas para que estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam desenvolver seus estudos de forma satisfatória. Baixo desempenho e evasão escolar são sintomas da carência de ações afirmativas efetivas. Esta efetividade compreende a abrangência de tais ações que devem envolver questões de moradia, alimentação, saúde, transporte e condições adequadas de estudos (apoio pedagógico, infraestrutura, entre outras). Dentre as condições necessárias para o desenvolvimento adequado dos estudos é evidente a disponibilidade de equipamento de informática para o acompanhamento de aulas e para a realização de trabalhos. Este artigo descreve dois modelos de projeto de recondicionamento de computadores que estão sendo executados com o envolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Um deles é a  ação de extensão universitária chamada Reconecta UFRGS, criada em meados de 2020, como ação emergencial para este período de isolamento social.

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

RIBAS, R. P. .; LUBASZEWSKI, . M. S.; FERNANDES, E. Álvaro .; KREMER, G. R. . Projetos de recondicionamento de computadores usados para estudantes e escolas. Revista da Extensão, Porto Alegre, p. 22–27, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/123335. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Editoração de Artigos