Acolhimento solidário on-line e a pandemia de Covid-19 no Brasil

Autores

  • Ângela Carina Paradiso Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Beatriz Cancela Cattani Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Aline de Andrade Rischter Rischter Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Bruna Kuhn Kuhn Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Resumo

O primeiro semestre de 2020 trouxe consigo mudanças significativas na vida de todos. As notícias sobre a existência do novo coronavírus (Covid-19), acompanhadas em países asiáticos e europeus com alguns meses de antecedência, até então pareciam algo distante da nossa realidade enquanto brasileiros. A decretação do estado de pandemia em 11 de março de 2020 (OMS, 2020) chegou ao Brasil junto com as orientações de isolamento social devido à possibilidade de propagação do vírus.  Tal cenário trouxe à tona afetos relacionados à ansiedade diante das incertezas e daquilo que as futuras semanas e meses poderiam trazer, como perda de entes queridos e adoecimento do próprio sujeito.

A partir de tal contexto, e em consonância com a Política de Responsabilidade Social da instituição, formulou-se o projeto intitulado “Acolhimento Solidário em Saúde Mental”, voltado para comunidade interna e externa. O objetivo do projeto foi proporcionar um espaço de escuta psicológica das angústias de pessoas que precisavam de apoio emocional, mas que em função do isolamento total ou parcial, estavam impedidas de circular no campus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

PARADISO, Ângela C. .; CATTANI, B. C. .; RISCHTER, A. de A. R.; KUHN, B. K. Acolhimento solidário on-line e a pandemia de Covid-19 no Brasil. Revista da Extensão, Porto Alegre, p. 16–21, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/123319. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos