Atividade inseticida do líquido da castanha de caju sobre larvas de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera: Culicidae)

Autori

  • Karla Rejane de Andrade Porto Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Antonia Railda Roel Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Alexandre Alves Machado Curso de Farmacia c
  • Claudia Andréa Lima Cardoso Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Jenifer Michelline de Oliveira Aluna PIBIC, Universidade Católica Dom Bosco

Parole chiave:

Dengue, controle de vetores, ácido anacárdico, triterpenoides, Anacardiaceae

Abstract

O controle da dengue se concentra na da eliminação dos criadouros das larvas ou na pulverização de inseticidas sintéticos visando o mosquito transmissor do vírus, Aedes aegypti. Desta forma, busca-se avaliar novos produtos de origem vegetal que sejam capazes de controlar vetores de doenças, com menor toxicidade ambiental e humana com produtos de baixo custo e acesso. O Líquido da Castanha de Cajú (LCC) de Anacardium occidentale L. (Anacardiaceae) é composto majoritariamente de ácido anacárdico em concentrações variáveis. Esse produto tem-se mostrado promissor em pesquisas laboratoriais demonstrando possuir substâncias ativas biocidas. Objetivou-se por meio deste trabalho avaliar o potencial inseticida do LCC, após produção e acondicionado em condiçoes ambientais e do mesmo após regrigeração durante seis meses, sobre larvas de A. aegypti, assim como determinar a sua constituição química quantitativa e qualitativa. O ácido anacárdico in natura ou congelado demonstra o mesmo perfil de toxicidade, mantendo sua dosagem e utilização em 0,013% como causadora de mortalidade larval. O LCC testado possui 69% de ácido anacárdico.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Karla Rejane de Andrade Porto, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Mestre em Bioquinica, Curso de Nutrição, Universidade Católica Dom Bosco

Antonia Railda Roel, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Entomologista, Drª ESALQ/USP. Professora do Mestrado em Biotecnologia e do curso de Agronomia da UCDB. Integrante do CENTRO de Pesquisas do Pantanal (CPP) e do Instituto Nacional de àreas Úmidas (INAU).

Alexandre Alves Machado, Curso de Farmacia c

Dr. Em Farmácia, Curso de Farmácia, da Universidade Católica Dom Bosco

Claudia Andréa Lima Cardoso, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Dr em Química, Curso de Quimica, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Jenifer Michelline de Oliveira, Aluna PIBIC, Universidade Católica Dom Bosco

Estudante de Biologia, Universidade Católica Dom Bosco

##submission.downloads##

Pubblicato

2013-12-31

Come citare

Porto, K. R. de A., Roel, A. R., Machado, A. A., Cardoso, C. A. L., & Oliveira, J. M. de. (2013). Atividade inseticida do líquido da castanha de caju sobre larvas de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera: Culicidae). Revista Brasileira De Biociências, 11(4). Recuperato da https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/115503

Fascicolo

Sezione

Artigos