Inventário de Calliphoridae (Diptera) em manguezal e fragmento de Mata Atlântica na região de Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro, Brasil

Auteurs-es

  • Lenicio Gonçalves
  • Álvaro Dias
  • Cleber Barreto Espindola
  • Fábio Souto Almeida

Mots-clés :

análise faunística, mosca-varejeira, sinantropia

Résumé

Este trabalho objetivou estudar a comunidade de Calliphoridae (Diptera) em dois ecossistemas (manguezal e fragmento de Mata Atlântica) no Rio de Janeiro. Em cada ecossistema, foram instaladas três armadilhas, que foram mensalmente amostradas em ambientes com diferentes níveis de impacto humano (preservado, intermediário e antropizado), entre os meses maio de 2007 a abril de 2008. Foram coletados no total 1017 indivíduos no mangue e 285 indivíduos no fragmento de Mata Atlântica. A espécie mais abundante e frequente, em ambos os ecossistemas, foi Chrysomya megacephala (Fabricius, 1794). O fragmento de Mata Atlântica apresentou maior riqueza de espécies (9 espécies) que o mangue (7 espécies). No manguezal, as espécies Chrysomya albiceps (Wiedemann, 1819) e C. megacephala apresentaram elevado índice de sinantropia. Já no fragmento de Mata Atlântica o índice de sinantropia de C. albiceps teve valor negativo, enquanto que para C. megacephala e Hemilucilia semidiaphana (Rondani, 1850) o valor foi positivo. A abundância de C. megacephala correlacionou-se significativamente com a precipitação (rs = 0,73, p = 0,01) e com a temperatura (rs = 0,66, p = 0,02), no manguezal. Os resultados revelam que espécies de califorídeos podem apresentar variações no comportamento sinantrópico em função dos ecossistemas que habitam.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Fábio Souto Almeida

Departamento de Ciências Administrativas e do Ambiente. Tenho experiência na área de biologia e ecologia de insetos. Também trabalho com Avaliação de Impactos Ambientais através de bioindicadores.

Téléchargements

Publié-e

2011-03-02

Comment citer

Gonçalves, L., Dias, Álvaro, Espindola, C. B., & Almeida, F. S. (2011). Inventário de Calliphoridae (Diptera) em manguezal e fragmento de Mata Atlântica na região de Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro, Brasil. Revista Brasileira De Biociências, 9(1). Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/115400

Numéro

Rubrique

Artigos