Ação de níveis de luminosidade sobre o crescimento de plantas de maria-pretinha (Solanum americanum Mill.)

Autores/as

  • Alexandre Gazolla-Neto Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel/FAEM), Pelotas - RS.
  • Tiago Zanatta Aumonde Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel/FAEM), Pelotas - RS.
  • Tiago Pedó Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel/FAEM), Pelotas - RS.
  • Danielli Olsen Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel/FAEM), Pelotas - RS.
  • Francisco Amaral Villela Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel/FAEM), Pelotas - RS.

Palabras clave:

Erva-moura, radiação solar, sombreamento artificial, crescimento.

Resumen

Este trabalho objetivou avaliar o efeito de níveis de luminosidade sobre o desempenho e a plasticidade de plantas de Solanum americanum Mill. As doze coletas foram efetuadas a intervalos regulares de sete dias após o transplante e separadas em órgãos. Foram utilizados níveis de luminosidade de 35; 65% e luz plena (100%) e avaliados a altura, o número de folhas, a área foliar, taxa de crescimento relativo de área foliar, razão parte aérea e raiz e a razão massa seca de fruto e massa seca total. O maior número de folhas ocorreu em plantas sob luminosidade de 65% e a superior área foliar naquelas sob luminosidade de 35% e 65%. A taxa de crescimento relativo de área foliar foi maior aos 7 dias após o transplante em plantas sob luminosidade de 35% e luz plena. Plantas sob luminosidade de 65% apresentaram maior razão parte aérea e raiz e similar altura. A razão massa seca de fruto e massa seca total foi modificada quantitativamente pela redução da luminosidade. Os diferentes níveis de luminosidade influenciaram distintamente o crescimento e a plasticidade de plantas de S. americanum.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Gazolla-Neto, Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel/FAEM), Pelotas - RS.

Engenheiro Agronomo pela Universidade Federal de Pelotas, Mestres e Doutorando em Ciências e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas / Faculdade de Agronomia Elizeu Maciel / Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes.

 

Tiago Zanatta Aumonde, Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel/FAEM), Pelotas - RS.

Engº Agrº, Mestre em Fisiologia Vegetal, Doutor em Ciência & Tecnologia de Sementes.

Tiago Pedó, Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel/FAEM), Pelotas - RS.

Engº Agrº, Mestre em Agronomia, Doutorando em Ciência & Tecnologia de Sementes, Bolsista CAPES. UFPel/FAEM.

Danielli Olsen, Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel/FAEM), Pelotas - RS.

Engenheira Agronoma, Mestre e Doutorando em Ciência & Tecnologia de Sementes, Bolsista CNPQ. Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel/FAEM), Pelotas - RS.

Francisco Amaral Villela, Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel/FAEM), Pelotas - RS.

Engº Agrícola, Dr., Prof. Associado, Depto Fitotecnia, FAEM/UFPel.

Publicado

2013-03-27

Cómo citar

Gazolla-Neto, A., Aumonde, T. Z., Pedó, T., Olsen, D., & Villela, F. A. (2013). Ação de níveis de luminosidade sobre o crescimento de plantas de maria-pretinha (Solanum americanum Mill.). Revista Brasileira De Biociências, 11(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/115547

Número

Sección

Artigos