Avaliação do efeito bioinseticida dos extratos de Tabernaemontana catharinensis A.DC. (Apocynaceae) e Zeyheria montana Mart. (Bignoniaceae) sobre a mosca Zaprionus indianus (Díptera: Drosophilidae) (Gupta, 1970)

Autores

  • Muracy Belo
  • José Carlos Barbosa
  • Danilo Braganholi
  • Paulo Sérgio Pereira
  • Bianca Waléria Bertoni
  • Sônia Zingaretti
  • Rene Oliveira Beleboni

Palavras-chave:

Bioinseticidas, Controle de pragas, Insetos

Resumo

Zaprionus indianus (Díptera: Drosophilidae) (Gupta, 1970) é uma espécie de mosca invasora que tem se tornado uma praga relevante da cultura de figos, particularmente na região sudeste do Brasil. Salienta-se que a espécie, dita oportunista, apresenta grande potencial para o ataque de outros tipos de frutíferas, tais como o caqui e a carambola. Considerando a necessidade de busca por novas alternativas para o combate desta mosca, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito bioinseticida dos extratos etanólicos da casca do caule de Tabernaemontana catharinensis A.DC. (Apocynaceae) e das folhas de Zeyheria montana Mart. (Bignoniaceae) sobre as diferentes fases de desenvolvimento de Z. indianus. Neste contexto, quando considerada a fase adulta da mosca, os dados obtidos não revelaram um padrão de mortalidade diferencial para os tratamentos com os extratos, seja considerando o número de moscas vivas em relação ao grupo controle ou as diferenças absolutas nas taxas de sobrevivência por sexo, o que indica a ineficiência dos extratos contra Z. indianus na fase adulta. Entretanto, ambos os tratamentos afetaram seletivamente o grau de emergência de imagos de Z. indianus, o que pode ser de relevância no desenvolvimento de novas estratégias de combate a este inseto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rene Oliveira Beleboni

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997), mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica, pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto SP (2000) e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica pela Faculdade de Medicina USP Ribeirão Preto (2004). Possui também um breve Pós-Doc pela FMRP (USP) (2004-2005). Atualmente é professor Titular-Pesquisador da Universidade de Ribeirão Preto, Professor Associado-Pós/colaborador da Universidade Federal de Rondônia/IPEPATRO, Avaliador Inep/MEC, Professor credenciado da Pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto SP, e Professor de Química do Colégio Pirâmide (Anglo). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Neuroquímica e Neurobiologia, além de Farmacologia e Prospecção de ativos naturais. Publicou 23 artigos em revistas especializadas e 2 patente. É ainda Co-editor das revistas Comparative Biochemistry and Physiology e Annual Review of Biomedical Sciences e também Bolsista de Produtividade do CNPQ (Nível II).

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

Belo, M., Barbosa, J. C., Braganholi, D., Pereira, P. S., Bertoni, B. W., Zingaretti, S., & Beleboni, R. O. (2009). Avaliação do efeito bioinseticida dos extratos de Tabernaemontana catharinensis A.DC. (Apocynaceae) e Zeyheria montana Mart. (Bignoniaceae) sobre a mosca Zaprionus indianus (Díptera: Drosophilidae) (Gupta, 1970). Revista Brasileira De Biociências, 7(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/114872

Edição

Seção

Artigos