Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95957

Palavras-chave:

Qualidade da educação, colégios militares, escolas cívico-militares.

Resumo

Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica o trabalho tem por objetivo analisar as concepções e condições para a qualidade manifesta na defesa dos colégios militares e escolas cívico-militares. Enquanto resultados mostraremos que por trás do resgate da pedagogia militar da educação, os padrões de qualidade reproduzem a mesma dinâmica dos sistemas de avaliação dos governos anteriores, silenciando ainda as condições materiais que legitimam os supostos desempenhos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Daniel Calbino Pinheiro, PPGED-UFVJM/UFSJ

Docente do Programa de Mestrado em Educação da UFVJM. Doutor e Mestre Administração pela UFMG. Especialista em Filosofia pela UFSJ. Professor Adjunto da UFSJ.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Pinheiro, D. C., Pereira, R. D., & Sabino, G. de F. T. (2019). Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 35(3), 667. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95957

Edição

Seção

Dossiê: Militarização da Escola Pública