A qualidade da educação superior em contexto emergente: uma aproximação na perspectiva da produção acadêmica recente (2007 – 2017)

Autores

  • Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS http://orcid.org/0000-0001-8507-6538
  • Berenice Corsetti Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n32018.86185

Palavras-chave:

Educação Superior, Qualidade da Educação, Contextos Emergentes, Estado do Conhecimento

Resumo

Neste artigo, buscamos sistematizar a produção do conhecimento, entre o período de 2007 e 2017, sobre o tema Qualidade da Educação Superior, a fim de compreender como é este apresentado pelas comunidades de pesquisa inseridas junto aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros. Na produção dos dados, utilizamos os princípios de Estado de Conhecimento, com foco na pesquisa de caráter exploratório, inventariante e descritivo. Como resultados, temos a qualidade percebida a partir da excelência universitária, da formação dos sujeitos e da missão da Universidade junto à sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Licenciado em Ciências da Natureza: Habilitação em Biologia e Química, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) junto a linha de pesquisa "Formação, Políticas e Práticas em Educação (FoPPE)"; Doutorando do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), junto a linha de pesquisa "Educação, História e Políticas", com pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas: Gestão da Educação, Contextos Emergentes, Processos de Gestão Educacional, Políticas Públicas para Educação e Qualidade da Educação

Berenice Corsetti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Possui Graduação em História pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (1968), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1983), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1998) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2010). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, integrando o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É a atual coordenadora da Linha de Pesquisa I (Educação, História e Políticas), deste Programa. Desenvolve pesquisas na área de História das Políticas Educacionais no Brasil, relacionadas ao contexto internacional; Indicadores de Qualidade da Educação no Brasil e História da Educação. Atua nos cursos de Licenciaturas da UNISINOS, em disciplinas que relacionam a História da Educação e as Políticas Educacionais.

Downloads

Publicado

2019-01-10

Como Citar

Fontoura, J. S. D. de Ávila, & Corsetti, B. (2019). A qualidade da educação superior em contexto emergente: uma aproximação na perspectiva da produção acadêmica recente (2007 – 2017). Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(3), 711–726. https://doi.org/10.21573/vol34n32018.86185