Dilemas da gestão democrática da educação frente ao contexto da Nova Gestão Pública

Autores

  • Luzenir Poli Coutinho Universidade Federal do Tocantins
  • Rosilene Lagares Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n32017.76080

Palavras-chave:

Democracia. Política Pública Educacional. Gestão da Educação

Resumo

A gestão democrática é processo; enfrenta tensões entre o experenciado historicamente, concepções coexistentes e em disputa. No contexto da chamada Nova Gestão Pública, práticas contraditórias são difundidas e, ante o esforço de transformação e/ou construção de outra realidade e dilemas dele advindos, há estagnações, retrocessos e avanços. A partir dessa tese, objetiva-se neste ensaio discutir aspectos que têm favorecido ou dificultado a democracia. Evidenciam-se, nos conflitos de enfrentamento de dilemas, riscos de retrocessos autocráticos e necessidade de análise e esforço para a estes se contrapor.

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Biografia do Autor

Luzenir Poli Coutinho, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Espc. em Gestão da Educação Municipal pela (UFT/Pradime, 2015), profa. da rede pública municipal de educação de Palmas, membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas Curriculares e Educativas (NEPCE), no Subgrupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (EpeEM). Integrante do Grupo  de Pesquisa da Rede Mapa (Gestão democrática do Ensino Público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) e do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE).

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2007), profa. da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa de Pós Graduação em Educação; Diretora da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE) no Tocantins, uma das líderes do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas Curriculares e Educativas (NEPCE) e do Grupo de Pesquisa História, Historiografia, Fontes de Pesquisa em Educação da UFT; coordenadora do Subgrupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (EpeEM), do Projeto de Pesquisa da Rede Mapa (Gestão Democrática do Ensino Público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino), no Tocantins; e do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE).

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Coutinho, L. P., & Lagares, R. (2017). Dilemas da gestão democrática da educação frente ao contexto da Nova Gestão Pública. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 33(3), 835–849. https://doi.org/10.21573/vol33n32017.76080

Edição

Seção

Dossiê: A Nova Gestão Pública no contexto escolar: internacionalização de uma agenda para a educação do século XXI