Políticas de Accountability na gestão educacional do estado de Pernambuco – Brasil

Autores

  • Prociana Ferreira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA-UFPB
  • Edna Gusmão de Góis Brennand Universidade federal da paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n12018.75088

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Democracia. Gestão. Accountability.

Resumo

Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias de implantação do modelo de accountability implantadas no sistema de gestão da rede de ensino básico da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - Brasil e se essa política favorece mecanismos de gestão democrática. O estudo é de natureza exploratória, realizado através da técnica de pesquisa documental. Os resultados apontam que o modelo de accountability implantado é constituído por mecanismos de controle e monitoramento alinhados à disputa entre países europeus e norte-americanos por lugares competitivos no mercado global.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Democracia. Gestão. Accountability.

 

Abstract: This research aims to analyze the implementation strategies of the accountability model implemented in the system of management of the basic education network of the State of Pernambuco - Brazil Education Department, and if this policy favors mechanisms of democratic management. The study is exploratory in nature, carried out through the documentary research technique. The results indicate that the accountability model implemented consists of control and monitoring mechanisms aligned to the dispute between European and North American countries for competitive places in the global market.

Keywords: educational policies; democracy; management. accountability.

 

Resumen: La investigación tiene como objetivo analizar las estrategias de implementación del modelo de accountability implementado en el sistema de gestión de red de la escuela primaria de la Secretaría de Educación del Estado de Pernambuco – Brasil, y si esta política favorece a los mecanismos de gestión democrática. El estudio es de naturaleza exploratoria, realizado por la técnica de investigación documental. Los resultados muestran que el modelo de accountability implantado se constituye por mecanismos de control y supervisión junto a la disputa entre los países europeos y norteamericanos por lugares competitivos en el mercado mundial.

Palabras clave: políticas educativas. Democracia. Gestión. accountability.

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Biografia do Autor

Prociana Ferreira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA-UFPB

PROCIANA FERREIRA DA SILVA é Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes - MPGOA pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA; Especialista em História e Sociologia Universidade Regional do Cariri – URCA; e membro do Grupo de Pesquisa Cultura Digital e Educação, Linha de Pesquisa Gestão de Projetos Educativos e Tecnologias Emergentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua como gestora escolar na rede estadual de educação do Estado de Pernambuco e como professora no ensino superior na rede privada de ensino. E-mail: prociana12@gmail.com

Edna Gusmão de Góis Brennand, Universidade federal da paraíba - UFPB

EDNA GUSMÃO DE GÓIS BRENNAND é Pós-doutora pela Universidade de Louvain - UCL, Bélgica e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT, Portugal; Doutora em Sociologia pela Sorbonne, França; Professora PPGE/MPGOA/Universidade Federal da Paraíba - Brasil. E-mail: ebrenna2@uol.com.br

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Silva, P. F. da, & Brennand, E. G. de G. (2018). Políticas de Accountability na gestão educacional do estado de Pernambuco – Brasil. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 34(1), 233–251. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.75088