O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol34n12018.73465Palavras-chave:
universidade, campo acadêmico-científico, pesquisa em educação, avaliação.Resumo
Resumo: O artigo discute como os pesquisadores constroem a legitimidade científica no campo da educação no Brasil. Estratégias e disputas compõem a dinâmica e permitem analisar a obtenção de capital científico puro e político. A metodologia incluiu a análise de currículos e evidencia que, frente à busca por produtividade e legitimidade, entre 2005 e 2014, houve mudança na composição do capital acadêmico-científico dos atores, provavelmente induzida pelas políticas públicas de avaliação.
Palavras-chave: universidade; campo acadêmico-científico; pesquisa em educação; avaliação.
Abstract: This article discusses how researchers build their scientific legitimacy in the field of education in Brazil. Strategies and disputes mark the dynamics and offer elements to analyze the acquisition of political and pure scientific capital. The methodology included analysis of researchers' curricula and shows that, vis-à-vis the quest for productivity and legitimacy, in the time elapsed between 2005 and 2014, there was a change in the composition of the players’ academic-scientific capital, probably induced by the evaluation public policies in the last decades.
Keywords: university; academic-scientific field; educational research; evaluation.
Resumen: El artículo discute cómo los investigadores construyen la legitimidad científica en el campo de la educación en Brasil. Estrategias y disputas componen la dinámica y permiten analizar la obtención de capital científico puro y político. La metodología incluyó el análisis de currículos y muestra que, ante la búsqueda por productividad y legitimidad, entre 2005 y 2014, hubo cambio en la composición del capital académico-científico de los actores, probablemente inducido por las políticas públicas de evaluación.
Palabras-clave: universidad; campo académico-científico; investigación en educación; evaluación.
Downloads
Referências
BARATA, Rita B. et al. The configuration of the Brazilian scientific field. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 86, n. 1, p. 505-521, mar. 2014.
BECK, John; YOUNG, Michael F. D. Investida contra as profissões e reestruturação das identidades acadêmicas e profissionais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 135, p. 587-609, set./dez. 2008.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2011.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Intelectuales, política y poder. Buenos Aires: Eudeba, 2000.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
BOURDIEU, Pierre. O Campo Científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983.
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Comissão Especial de Acompanhamento do PNPG 2011-2020 e Elaboração da Agenda Nacional de Pesquisa. Relatório Final: 2013. Brasília: Capes, 2013. Disponível em: <http://capes.gov.br/images/stories/download/PNPG-Relatorio-Final-11-12-2013.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2016.
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano nacional de pós-graduação (PNPG) 2005-2010. Brasília: Capes, 2004. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/PNPG_2005_2010.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2016.
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Geocapes. Disponível em: <http://geocapes.capes.gov.br/geocapes2/>. Acesso em: 27 abr. 2016.
CAREGNATO, Célia Elizabete; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro; SFREDO MIORANDO, Bernardo. Pesquisadores e legitimidade científica no campo da educação. Linhas Críticas, Brasília, v. 22, n. 47, p. 189-209, jan./abr. 2016.
CARIA, Telmo H. Hierarquias de conhecimento e saber profissional. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 154, p. 798-826, out/dez. 2014.
CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Anexo III: Produtividade em Pesquisa – PQ. Resolução Normativa n. 28/2015. Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2958271>. Acesso em: 27 abr. 2016.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2. Ed. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1986.
DALBOSCO, Cláudio A. Pesquisa educacional e experiência humana na perspectiva hermenêutica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 154, p. 1028-1051, out./dez. 2014.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Avaliação da pós-graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposições. Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 19, n. 27, p. 173-205, jan./abr. 2016.
FIORIN, José Luiz. Internacionalização da Produção Científica. Revista Brasileira da Pós-Graduação, Brasília, v. 4, n. 8, p. 263-281, dez. 2007.
HORTA, José Silvério B.; MORAES, Maria Célia M. O sistema CAPES de avaliação da pós-graduação: da área da Educação à grande área de Ciências Humanas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 95-116, set./dez. 2005.
JAPIASSU, Hilton. A crise das Ciências Humanas. São Paulo: Cortez, 2013.
LEITE, Denise. Avaliação institucional, reforma e redesenho capitalista das universidades. Avaliação, Campinas, v. 7, n. 2, p. 29-48, 2002.
LEITE, Denise. et al. Avaliação de Redes de Pesquisa e Colaboração. Avaliação, Sorocaba, v. 19, n. 1, p. 291-312, mar. 2014.
KUENZER, Acácia Z.; MORAES, Maria Célia M. Temas e tramas da pós-graduação em Educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341- 1363, set./dez., 2005.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 20, p. 60-70, maio-ago. 2002.
RISTOFF, Dilvo; BIANCHETTI, Lucídio. A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica: (des)encontros históricos e manutenção do apartheid socioeducacional. Avaliação, Sorocaba, v. 17, n. 3, p. 787-824, nov. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.