Política pública de formação docente na perspectiva dos professores universitários
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol33n12017.67495Palavras-chave:
Política de formação docente, formação política, Pibid.Resumo
O artigo apresenta resultados de investigação que analisa o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, tendo como foco o modo como os professores universitários que atuam no Programa o concebem e avaliam enquanto política de formação docente. Os resultados do estudo qualitativo ressaltam como aspecto positivo a aproximação entre universidade e escola enquanto espaços colaborativos de formação, mas sinalizam problemas, entre os quais, dificuldades estruturais, alta rotatividade dos licenciandos e as limitações relacionadas à formação política dos licenciandos. Conclui que o Pibid, como política complementar, pode converter-se em reprodutor das atuais mazelas no campo da formação de professores.Downloads
Referências
AFONSO, A. J. Questões, objetos e perspectivas em avaliação. Avaliação: Campinas; Sorocaba SP, nº 2, julho p. 487-507, 2014.
BRASIL. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [online]. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 6 fev. 2015.
______. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Brasília: Imprensa Nacional, 2010.
______. Relatórios e dados [online]. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/relatorios-e-dados>. Acesso em: 6 fev. 2013.
DOURADO, L. F. Reforma do Estado e as políticas para a educação superior no Brasil nos anos 90. Educação e Sociedade, v. 23, n. 80, p. 234-252, set. 2002.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
OLIVEIRA, D. A. Nova Gestão Pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação & Sociedade, Campinas, nº. 132, p. 625-646, jul.-set., 2015.
PEREIRA, J. E. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, nº. 68, p. 109-125, dez. 1999.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Projeto Institucional do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. 2008-2013. Disponível em: <http://www.pibid.prograd.ufu.br/?q=ProjetoInstitucional>. Acesso em: 1º fev. 2015.
VEIGA, I. P. A.; QUIXADÁ VIANA, C. M. Q. Formação de professores: um campo de possibilidades inovadoras. In: VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. (orgs.). A escola mudou. Que mude a formação de professores! Campinas, SP: Papirus, 2010. p. 13-34.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.