Política pública de formação docente na perspectiva dos professores universitários

Autores

  • Valéria Moreira Rezende Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU
  • Rogéria Moreira Rezende Isobe Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n12017.67495

Palavras-chave:

Política de formação docente, formação política, Pibid.

Resumo

O artigo apresenta resultados de investigação que analisa o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, tendo como foco o modo como os professores universitários que atuam no Programa o concebem e avaliam enquanto política de formação docente. Os resultados do estudo qualitativo ressaltam como aspecto positivo a aproximação entre universidade e escola enquanto espaços colaborativos de formação, mas sinalizam problemas, entre os quais, dificuldades estruturais, alta rotatividade dos licenciandos e as limitações relacionadas à formação política dos licenciandos. Conclui que o Pibid, como política complementar, pode converter-se em reprodutor das atuais mazelas no campo da formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Moreira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente pesquisadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP. Trabalha com as disciplinas: Currículo, Planejamento Educacional, Prática Educativa e Estágio Supervisionado e Educação e Transformação Social. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas - GEPPOPE. Desenvolve pesquisas em Políticas Educacionais com ênfase nos seguintes temas: Planejamento e Práticas Educativas, Formação/Trabalho Docente e Currículo e o Trabalho Pedagógico.

Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Desenvolve atividades de ensino nos cursos de Licenciatura da UFTM bem como projetos de extensão e pesquisa com foco nos seguintes temas: História da Educação, Cultura e Educação e Políticas Educacionais voltadas para o trabalho docente, reconhecendo o caráter essencialmente histórico dos processos que envolvem a temática.

Referências

AFONSO, A. J. Questões, objetos e perspectivas em avaliação. Avaliação: Campinas; Sorocaba SP, nº 2, julho p. 487-507, 2014.

BRASIL. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [online]. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 6 fev. 2015.

______. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Brasília: Imprensa Nacional, 2010.

______. Relatórios e dados [online]. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/relatorios-e-dados>. Acesso em: 6 fev. 2013.

DOURADO, L. F. Reforma do Estado e as políticas para a educação superior no Brasil nos anos 90. Educação e Sociedade, v. 23, n. 80, p. 234-252, set. 2002.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

OLIVEIRA, D. A. Nova Gestão Pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação & Sociedade, Campinas, nº. 132, p. 625-646, jul.-set., 2015.

PEREIRA, J. E. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, nº. 68, p. 109-125, dez. 1999.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Projeto Institucional do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. 2008-2013. Disponível em: <http://www.pibid.prograd.ufu.br/?q=ProjetoInstitucional>. Acesso em: 1º fev. 2015.

VEIGA, I. P. A.; QUIXADÁ VIANA, C. M. Q. Formação de professores: um campo de possibilidades inovadoras. In: VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. (orgs.). A escola mudou. Que mude a formação de professores! Campinas, SP: Papirus, 2010. p. 13-34.

Downloads

Publicado

2017-04-23

Como Citar

Rezende, V. M., & Isobe, R. M. R. (2017). Política pública de formação docente na perspectiva dos professores universitários. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 33(1), 119–132. https://doi.org/10.21573/vol33n12017.67495