Expansão do ensino superior do sistema federal brasileiro no período 2003-2006

Autores

  • Viviane Kanitz Gentil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Miriam Pires Corrêa de Lacerda Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n32016.64399

Palavras-chave:

Educação Superior, Estado do Conhecimento, Democratização, Expansão.

Resumo

O artigo constitui-se em uma construção do estado do conhecimento, com base no banco de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2010 a 2013. Objetivou conhecer o debate já acumulado no Brasil evolvendo a temática da Educação Superior e os desdobramentos de sua expansão, interiorização e democratização de se acesso no período de 2003 a 2006. O percurso metodológico é delineado pela abordagem quanti-qualitativa, apresentando-se um estudo documental, com análise de dados, gráficos e síntese. As conclusões apontam para a restrição de materiais produzidos nos últimos anos que apresentem pesquisas aprofundadas ou específicas, tematizando o desenvolvimento do Programa EXPANDIR no Brasil.

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Biografia do Autor

Viviane Kanitz Gentil, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia Matérias Pedagógicas do Ensino Médio (2000-UNICRUZ), Especialização em Gestão e Administração Pedagógica na educação Básica (2001-UNICRUZ), MBA em Gestão Universitária (2016-UCS), Mestrado em Educação nas Ciências (2006 - UNIJUI) e Doutoranda em Educação (PUCRS). Atualmente é professor titular da Universidade da Região da Campanha, onde desenvolve assessoria pedagógica junto ao Gabinete da Reitoria. Pedagoga da Universidade Federal do Pampa, onde participa da Comissão de Concursos Docentes e do Núcleo de Desenvolvimento Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, educação, formação de professores e formação continuada.

 

Miriam Pires Corrêa de Lacerda, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integra a Linha de Pesquisa Formação, Politicas e Práticas de Formação. Doutora em Educação pela UFRGS (2009). Realizou Estágio Pós Doutoral junto ao programa de Pós-Graduação em Educação PUCRS, pelo Programa Nacional Pós Doutoral - CAPES - sob a orientação do Prof. Dr Marcos Villela Pereira . Mestre em Educação pela UFRGS (1990). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pela UFRGS (1975). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Currículo e Juventudes. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Cultura, Subjetividade e Políticas de Formação.Pesquisadora do Observatório Juventudes PUCRS e do Observatório da Educação PUCRS

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Gentil, V. K., & Lacerda, M. P. C. de. (2016). Expansão do ensino superior do sistema federal brasileiro no período 2003-2006. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 32(3), 829–849. https://doi.org/10.21573/vol32n32016.64399

Edição

Seção

Expansão da educação superior: balanço, perspectivas e desafios