Educação infantil no Brasil: reflexões sobre a supervisão e a gestão de recursos humanos
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol31n22015.61728Keywords:
Educação Infantil, Gestão Educacional, Municípios.Abstract
O artigo reporta-se à pesquisa sobre gestão da educação infantil no Brasil, realizada em 2011 e 2012, em seis capitais. Apresenta parte da dimensão qualitativa do estudo, cujas fontes de informação foram as entrevistas realizadas nas Secretarias Municipais de Educação. Os dados referem-se ao trabalho de supervisão na educação infantil, aos recursos humanos que trabalham com as turmas de creches e pré-escolas e às formas de ingresso para o cargo de diretor. Constatou-se que: as atividades de supervisão estão vinculadas à formação continuada; existem planos de carreira diferenciados para professores de educação infantil, professores de outras etapas da educação básica e para auxiliares de turma. A indicação e a eleição são os mecanismos mais utilizados para a ocupação do cargo de diretor.
Downloads
References
CAMPOS, M. M. et al. A Gestão da Educação no Brasil. (Relatório de Pesquisa). São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2012.
CÔCO, V. Gestão na Educação Infantil: os processos de escolha dos dirigentes das instituições. XXIV Simpósio Brasileiro e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação, 2009, Vitória, ES. Direitos Humanos e Cidadania: Programa e Trabalhos Completos. Niterói, RJ: ANPAE, 2009. p. 1-18.
KRAMER, S.; NUNES, M. F. Gestão pública, formação e identidade de profissionais de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. , p. 423-454, mai./ago. 2007.
MOSS, P. Qual o futuro da relação entre educação infantil e ensino obrigatório? Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 142, p. 142-159, jan./abr., 2011.
PINTO, Mércia F. N. O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte. 2009. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, 2009.
TOMÉ, M. F. A educação infantil foi para a escola, e agora? Ensaio de uma teoria para a gestão institucional da educação infantil. 2011, 298 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Marília-SP, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Brazilian Journal Policy and Administration of Education of the Brazilian Association Policy and Administration of Education uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI). Open access means free availability on the Internet so that users can read, download, copy, distribute, print, search or reference the full text of the documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without financial, legal or technical barriers.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the article with acknowledgment of authorship and initial publication in this Journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of published work.