Análise de política como metodologia em estudo do transporte escolar rural

Autores

  • Calinca Jordânia Pergher INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
  • Nalú Farenzena UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n22017.59149

Palavras-chave:

análise de política pública, transporte escolar rural, políticas educacionais, transporte escolar no Rio Grande do Sul

Resumo

O texto apresenta o marco teórico-metodológico de análise de políticas públicas que fundamentou uma pesquisa sobre a política do transporte escolar rural no Rio Grande do Sul. São explicitadas diversas noções, conceitos e abordagens, mas a ênfase recai sobre a abordagem cognitiva, de linha francesa, e sobre a análise sequencial de políticas, suas características e o modo como foram combinadas na pesquisa. São narradas rotas percorridas na reconstrução analítica da política, nas fases de emergência do problema, colocação na agenda, formulação e adoção do programa e implementação.

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Biografia do Autor

Calinca Jordânia Pergher, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROFESSORA DA ÁREA DA PEDAGOGIA NO IF Farroupilha - MESTRE E DOUTORA EM EDUCAÇÃO

Nalú Farenzena, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

PROFESSORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E DO PROGRAMA DE  PÓS GRADUAÇÃO DA UFRGS - MESTRE E DOUTORA EM EDUCAÇÃO

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Pergher, C. J., & Farenzena, N. (2017). Análise de política como metodologia em estudo do transporte escolar rural. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 33(2), 449–466. https://doi.org/10.21573/vol33n22017.59149