Administração gerencial: a nova configuração da gestão da educação na América Latina

Autores

  • Alda Maria Duarte Araújo Castro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol24n32008.19265

Resumo

O artigo analisa a configuração que a gestão educacional vem assumindo na América Latina. Argumenta que recomendações do Projeto Principal de Educação (PPE) e do Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (PRELAC-2002) influenciaram a gestão educacional através das propostas de modernidade e de superação de paradigmas centralizadores. A avaliação dessas experiências revela uma crescente opção pela gestão descentralizada e a criação de espaços institucionais para mediar as relações entre Estado e sociedade civil, adotando práticas de gestão pública mais afeitas ao modelo gerencial das empresas privadas.

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Publicado

2011-03-28

Como Citar

Castro, A. M. D. A. (2011). Administração gerencial: a nova configuração da gestão da educação na América Latina. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 24(3). https://doi.org/10.21573/vol24n32008.19265

Edição

Seção

Fundamentos da Administração da Educação em Questão