Educação e tecnologia: criticidade, criatividade e políticas

Autores

  • Giselle Martins dos Santos Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Departamento de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. gmdsferreira@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8498-5390
  • Mirna Juliana Santos Fonseca Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. mirna@puc-rio.br https://orcid.org/0000-0002-8512-4760
  • Rosália Duarte Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil. rosalia@puc-rio.br https://orcid.org/0000-0002-5758-2529
  • Marcelo Mocarzel Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Programa de Pós-graduação em Educação, Petrópolis; Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. editoraanpae@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2780-0054

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.147350

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Criticidade, Criatividade, Política

Resumo

APRESENTAÇÃO

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Biografia do Autor

Giselle Martins dos Santos Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Departamento de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. gmdsferreira@gmail.com

Pós-Doutora em Educação (Open University do Reino Unido, 2007-2008; 2014), Doutora em Música (University of York, Inglaterra, 2001; bolsista Capes), Mestre em Educação (Open University do Reino Unido, 2006), Mestre em Engenharia Elétrica (PUC-Rio, 1993; bolsista Capes), Bacharel em Música (Conservatório Brasileiro de Música, 1989), Bacharel em Engenharia Elétrica (UERJ, 1987). Membro da British Higher Education Academy (HEA) desde 2001. Fellow da European Distance and e-Learning Network, EDEN, desde 2021. Entre 1998 e 2012, foi Professora-Pesquisadora na Open University do Reino Unido, onde também atuou como Professora-Tutora em diversos módulos de graduação (1998 a 2001), Professora Associada no Mestrado em Música (2003-2005) e Pesquisadora Visitante na Faculdade de Matemática, Computação e Tecnologia (2012-2016). Participou da implantação do primeiro curso on-line oferecido pela instituição (1998-2001), bem como do estágio de implantação (2006-2008) do projeto OpenLearn. Foi pesquisadora financiada pela HEA 2008-2011. Entre 2011 e 2018, atuou como Professora Adjunta no PPGE/UNESA, onde foi Coordenadora Adjunta (2014-2016) e líder do Grupo de Pesquisas Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, TICPE. Atualmente, é professora Adjunta II no Departamento de Educação da PUC-Rio, onde atuou como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de abril de 2022 a março de 2024. Desde janeiro de 2020, é uma das editoras-gerentes da revista "Educação Online". Estabeleceu e coordena o Grupo de Pesquisas Discursos da Educação e Tecnologia, DEdTec.

Mirna Juliana Santos Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. mirna@puc-rio.br

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e vice-líder do Grupo de Pesquisa, Educação e Mídias (Grupem) dessa mesma universidade, coordenado pela Profª. Drª. Rosália Duarte. No doutorado, desenvolveu pesquisa sobre produção audiovisual nas escolas públicas de ensino fundamental do município do Rio de Janeiro, com bolsas Capes e CNPq. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 2019, como bolsista Capes PNPD. É Mestra em Educação pela Unirio, onde desenvolveu pesquisa sobre a dimensão formativa de cineclubes universitários. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, como bolsista Faperj Nota 10. Áreas de interesse: educação, mídias e tecnologias; cinema e educação; produção audiovisual na escola; linguagem audiovisual; cineclubismo; educação formal e não formal. Desde os anos 2000 atua como revisora de textos de língua portuguesa, com foco em publicações acadêmicas. 

Rosália Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil. rosalia@puc-rio.br

Organizadora da Seção

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

Ferreira, G. M. dos S., Santos Fonseca, M. J., Duarte, R., & Mocarzel, M. (2025). Educação e tecnologia: criticidade, criatividade e políticas. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.147350

Edição

Seção

Educação e tecnologia: criticidade, criatividade e políticas