Expansão do Acesso, por Modalidade de Cursos, a Partir de uma Perspectiva Georreferenciada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122995

Resumo

O artigo objetiva analisar a expansão do acesso, por modalidade (Bacharelado e Licenciatura) e região geográfica, em cursos presenciais de universidades públicas federias, pós-Reuni. A pesquisa adota abordagem qualitativa, do tipo exploratória e analítica, apoiada em dados quantitativos, coletados das Sinopses Estatística do Censo da Educação Superior (MEC/INEP), discutidos a partir da categoria prestígio social (BOURDIEU, 2011; 2015). Os resultados mostram discrepâncias regionais, com decréscimo na oferta e matrículas em cursos de Licenciatura e crescimento nos Bacharelados.

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Biografia do Autor

Uyguaciara Veloso Castelo Branco, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia Licenciatura e Formação pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba
(1995), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Pós-doutorado em Sociologia na Universitat de València - Espanha. Atualmente é
professora Associada IV da Universidade Federal da Paraíba, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação, nível
Mestrado Profissional. É pesquisadora na área de História da Educação, com ênfase em Educação Superior no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação,
Ensino Superior-Brasil-Nordeste-Paraíba, Acesso, Permanência e Inclusão na Educação Superior. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e
Sociedade (GEPESS), que integra o Projeto de Pesquisa “Permanência e evasão na Educação Superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e
possibilidades de avanço nas políticas públicas (FAPEMAT)”. É membro da Rede Universitas/BR (Eixo 5). Integra o Projeto "Mapa da Educação Superior na Paraíba: análise
do setor público e privado" (CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq No 01/2016), sob a coordenação da Profa. Dra. Adriana Valéria Santos Diniz.

Edineide Jezine, UFPB

Doutora em Sociologia (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE). Pós-Doutora pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT (CAPES/FCT), com instância acadêmica na Universidade de Valência (Espanha)

Professora Titular da Universidade Federal de Paraíba (UFPB).

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

Castelo Branco, U. V., & Jezine, E. (2022). Expansão do Acesso, por Modalidade de Cursos, a Partir de uma Perspectiva Georreferenciada. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122995

Edição

Seção

Seção temática: Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção