As Mudanças Climáticas e o Papel das Universidades

Potencialidades a Partir da Formação de Educadores do Campo e da Agroecologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122906

Resumo

O artigo traz reflexões críticas sobre mudanças climáticas na atualidade, expondo aportes a seu combate vindos de universidades, via processos de formação de educadores gerados em Licenciaturas em Educação do Campo que tem a Agroecologia como matriz formativa. Ancora-se no Materialismo Histórico Dialético, com acúmulos produzidos nas pesquisas Educação Superior do Campo e Transforming Universities for a Changing Climate. Observaram-se relevantes potencialidades na formação crítica de educadores com a compreensão da Agroecologia vinculada à produção material da vida nos territórios camponeses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salomão Mufarrej Hage, UFPA

Doutor em Educação pela PUC de São Paulo, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Wisconsin-Madison. Professor da Universidade Federal do Pará, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia. Bolsista produtividade do CNPq, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia, e o Fórum Paraense de Educação do Campo

Mônica Molina, Universidade de Brasília

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela UnB e Pós-Doutorado em Educação pela UniCamp. Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), da Licenciatura em Educação do Campo, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da FUP-UnB. 

Tristan McCowan, University College London

 Professor of International Education
at the Institute of Education, University College London.
His work focuses on higher education and international
development, particularly in Latin America and SubSaharan Africa, including issues of access, quality,
innovation and impact. His latest book is Higher Education
for and beyond the Sustainable Development Goals
(Palgrave Macmillan, 2019), and he is editor of Compare
– a Journal of International and Comparative Education.
He is the principal investigator for the Transforming
Universities for a Changing Climate research project.

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Hage, S. M., Castagna Molina, M. ., & McCowan, T. . (2022). As Mudanças Climáticas e o Papel das Universidades: Potencialidades a Partir da Formação de Educadores do Campo e da Agroecologia. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122906

Edição

Seção

Seção temática: Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção