A Fundação Itaú Social e a Produção de Conhecimento em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.121730

Palavras-chave:

política educacional, privatização da educação, Itaú Social

Resumo

O artigo buscou analisar a Fundação Itaú Social em sua ação de produção de conhecimento e conteúdo para a educação. Mapeou-se, utilizando a metodologia de Análise de Redes Sociais, os elos relacionais entre agentes individuais e coletivos, públicos e privados. A pesquisa demonstrou que tais agentes compõem um movimento orgânico atuando por meio de uma complexa rede social composta por uma fração da burguesia brasileira, que influencia e age sobre a educação pública em várias frentes: nas políticas, nas práticas e no consenso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Vichiettt Morgan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF Faculdade Unyleya

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (NUGEPPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Formação de professores e direito à educação (GRUPEFOR). Membro da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe). Especialista em Administração e Supervisão Educacional. Professora Adjunta no Curso de Pedagogia nas Faculdades Integradas Maria Thereza. Professora Assistente (EaD) na Faculdade Unyleya. Coordenadora Estadual RJ da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE. Tem como temáticas centrais de investigação as relações entre o público e o privado na educação brasileira, Educação (em tempo) Integral, Políticas Públicas em Educação e Gestão Educacional.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Morgan, K. V. (2022). A Fundação Itaú Social e a Produção de Conhecimento em Educação. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.121730