Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n32020.103736

Palavras-chave:

Classes de aceleração, Representações sociais, Exclusão social, desigualdade social

Resumo

O artigo objetiva discutir as “Classes de Aceleração” como política pública, com base em representações sociais dos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental das Classes de Aceleração de Aprendizagem de uma escola municipal de Juiz de Fora-MG.  Com o uso de materiais projetivos, entrevistas e metáforas, os sujeitos a consideram uma estratégia para colocá-los fora da escola de forma ligeira. Os resultados supõem a reativação de processos de exclusão, sob a falácia da escolarização completada.

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Biografia do Autor

Pedro Humberto Faria Campos, UNESA/RJ

Doutor em Psicologia Social pel aUNiversidade de Provence/França. Docente do PPG Educação da UNESA/RJ

Marianna Jannuzzi Lopes, UNESA

Pedagoga, Professora da Educação Básica, Mestra em Educação pela UNESA/RJ

Sônia Regina Mendes dos Santos, UNESA

Doutora em Educação pel aUFRJ, Docente do PPG Educação da UNESA/RJ

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Campos, P. H. F., Lopes, M. J., & Mendes dos Santos, S. R. (2020). Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(3), 928–948. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.103736

Edição

Seção

Dossiê: Âmbito escolar e suas compreensões: políticas públicas e seus desdobramentos