Reverberações do PNAIC na formação docente da alfabetizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n12021.102998

Palavras-chave:

PNAIC, Formação docente, Alfabetização

Resumo

O trabalho apresenta reflexões sobre a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e ancora-se em três questões:  quais são os impactos de uma formação que abrange o território nacional, com suas peculiaridades? Como essa formação se materializa na realidade de cada escola? Qual é a concepção de alfabetização defendida nesse processo complexo e difuso? Não se tenciona ter respostas fechadas para tais questões, entretanto elas nos auxiliam a pensar sobre a defesa do direito à formação continuada, que se constitui como tempo/espaço de tomada de consciência sobre o fazer pedagógico e sobre a compreensão do papel da escola como potencializadora da formação humana integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED), atuante no Curso de Pedagogia na área de Organização Escolar e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisas voltadas para a formação da alfabetizadora. Faz parte da Linha de Pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Práticas de Ensino, juntamente com a professora Dra. Márcia de Souza Hobold. 

Referências

BAKHTIN, M. [VOLOCHÍNOV]. Marxismo e filosofia da linguagem. 7 ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 23877, 23 dez. 1996. Disponível em: <https://bit.ly/2yaViKZ>. Acesso em: 5 mar. 2019.

CADORE, E.; MACHADO, L. F.; GONÇALVES, J. A. Planejando a escrita: Produção e reestruturação textual como prática de letramento e alfabetização. In: SILVEIRA, E.; LAPA DE AGUIAR, M. A.; PEDRALI, R. Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos: relatos de experiência docente. Florianópolis/SC: UFSC, 2017. v. 5, p. 18-19.

CERUTTI-RIZATTI, M.; MARTINS, L. A. Cultura escrita, letramento, alfabetização, SEA: em busca de transcender dicotomias no campo conceitual da apropriação da escrita. In: SILVEIRA, E.; BAZZO, J. L. dos S.; CHAGAS, L. M. de M.; LAPA DE AGUIAR, M. A.; PEDRALI, R. Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. Florianópolis/SC: UFSC, 2016. p. 137-152. Disponível em: <https://bit.ly/2KL45Ga>. Acesso em: 5 mar. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOULART, C. M. A. Com quantos paus se faz uma canoa? Conhecimentos envolvidos na vasta cultura escrita e no processo de alfabetização. In: GOULART, C. M. A.; SOUZA, M. (Orgs.). Como alfabetizar? Na roda com professoras dos anos iniciais. 1. ed. Campinas: Papirus, 2015. v. 1, p. 57-68.

RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: 2. Ed. Sulina, 2004.

ROCHA, Ruth. Rubens, o semeador. São Paulo: Richmond Educação, 2011.

SILVEIRA, E.; LAPA DE AGUIAR, M. A; PEDRALI, R. Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos: relatos de experiência docente. Florianópolis/SC: UFSC, CED/NUP, 2017. v. 5. Disponível em: <https://bit.ly/2YfTk6y>. Acesso em: 5 mar. 2019.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas II: problemas de Psicología General. Madrid: Visor, 1993.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Lapa de Aguiar, M. A. (2021). Reverberações do PNAIC na formação docente da alfabetizadora. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(1), 207–224. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.102998