Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n12020.101107

Palavras-chave:

Educação Superior. Reuni. Análise de impacto. Docentes.

Resumo

O artigo analisa impactos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na qualidade da educação superior brasileira, usando como principal indicador a admissão de docentes concursados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Foram analisados os dados oficiais do censo da educação superior dos anos de duração do programa, traçando um paralelo com a literatura publicada sobre o tema. O estudo aborda instituições de todas as regiões do país, com um destaque a experiência da Universidade Federal Fluminense (UFF), a instituição de ensino superior referência no desenvolvimento das diretrizes do programa.

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Biografia do Autor

Roberto Sousa Salles, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular - Universidade Federal Fluminense

Departamento de Microbiologia

Instituto Biomédico

Eduardo Faerstein, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Professor Associado

Doutor em Epidemiologia na Johns Hopkins University, EUA.
Professor Associado, Instituto de Medicina Social - Universidade Estadual do Rio de Janeiro

http://orcid.org/0000-0002-4027-4896

Mario Roberto Dal Poz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Saúde Publica (FIOCRUZ, 1996)
Professor Titular, Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professor Associado

Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento - SSE/UFF

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Salles, R. S., Faerstein, E., Dal Poz, M. R., & Bispo dos Santos, P. S. M. (2020). Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 36(1), 310–335. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.101107