Alocação de alunos por turmas em rede municipal de ensino: percepções de diretores escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n32020.101037

Palavras-chave:

política educacional, diretores escolares, seleção de alunos, composição de turmas

Resumo

Este artigo discute quais são os mecanismos de seleção adotados por diretores de escolas municipais para acolhimento e alocação de alunos por turmas e que podem, eventualmente, acentuar diferenças e desigualdades no processo de escolarização. Procedeu-se a uma dinâmica de grupo com a participação de 18 diretores de escolas e 5 assessoras da Secretaria de Educação Municipal de um município da Região Metropolitana de São Paulo. Os dados sinalizam as práticas que preponderam na rede municipal: matrícula por proximidade da rede física escolar; autoavaliações docentes; preferências docentes.

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Biografia do Autor

Angela Maria Martins, Fundação Carlos Chagas Universidade Cidade de São Paulo

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Cidade de São Paulo

Sanny Rosa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora do Mestrado Profissional em Educação da USCS

Sandra Maria Zákia Lian Sousa, USP

Professora da FEUSP

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Martins, A. M., Rosa, S., & Sousa, S. M. Z. L. (2020). Alocação de alunos por turmas em rede municipal de ensino: percepções de diretores escolares. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(3), 1153–1175. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.101037