Educação e participação: uma investigação das perspectivas teóricas brasileiras

Autores

  • Tauã Carvalho de Assis Universidade Estadual de Campinas.
  • Maria da Glória Gohn Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n12020.100922

Palavras-chave:

Participação sociopolítica. Educação. Produção teórica brasileira.

Resumo

O trabalho objetiva problematizar as perspectivas teóricas brasileiras sobre a participação sociopolítica na educação. Para isso, recorremos aos artigos publicados sobre a temática em três revistas especializadas em educação: Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Concluímos que a participação tem sido descrita nas publicações analisadas, a partir de quatro perspectivas distintas que alteram desde sua concepção até sua forma de atuação e abrangência.

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Biografia do Autor

Tauã Carvalho de Assis, Universidade Estadual de Campinas.

Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Assis, T. C. de, & Gohn, M. da G. (2020). Educação e participação: uma investigação das perspectivas teóricas brasileiras. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(1), 216–240. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.100922