"Ao povo rio-grandense entrego as minhas provincianas": a literatura no século XIX e a obra de Bernardo Taveira Junior

Autores

  • Mariana Couto Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.36486

Palavras-chave:

Bernardo Taveira Junior, imprensa, literatura

Resumo

Durante a segunda metade do século XIX, a Província do Rio Grande do Sul viu despertar em seu solo uma gama de jornais de caráter exclusivamente literário que tinham como objetivo promover os autores locais e regionais. Dessa forma, o artigo visa apresentar os primeiros periódicos literários, destacando a obra do escritor Bernardo Taveira Junior, que publicou inúmeros poemas, romances-folhetins, crônicas e críticas nestes periódicos e que teve um papel fundamental como colaborador e propagador dos ideais defendidos por estes jornais. Além disso, o artigo propõe analisar a obra “Provincianas” onde Bernardo Taveira Junior  apresenta os costumes e tradições do Rio Grande do Sul através de dezoito poemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Couto Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em História Bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuando nos temas relacionados a imprensa, história e literatura.

Publicado

11-09-2012

Como Citar

GONÇALVES, M. C. "Ao povo rio-grandense entrego as minhas provincianas": a literatura no século XIX e a obra de Bernardo Taveira Junior. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 96–101, 2012. DOI: 10.22456/1982-0003.36486. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/36486. Acesso em: 8 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos