Mulheres Na Pesca: Espaço E Cultura Em Maragojipe/BA

Autores

  • Jeruza Jesus do Rosário UNEB / Campus V

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.22070

Resumo

Este trabalho faz-se sobre o cotidiano da mulher pescadora na reserva extrativista (Resex) marinha Baía do Iguape/Bahia localizada no Recôncavo Sul Baiano.

Muitas mulheres lançaram-se na atividade pesqueira, pois, sem escolha, teriam que buscar o sustento de alguma forma; disto, desenvolveu-se a forma de trabalho pesqueiro feminino e, conseqüentemente, espaço para a construção de alternativas de luta pois se configura em uma atividade carente do devido reconhecimento.

A compreensão da realidade social impõe que se teorize sobre os processos de construção de experiências e de significados dentro do espaço, já que uma concepção social da cultura torna-se, a partir daí, ferramenta analítica de primeira hora. Um contingente cada vez maior de mulheres constituem um grupo que cresce em busca de direitos igualitários, socialmente justos, onde a cultura vai se delineando nas vivências na Baía do Iguape.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

02-08-2008

Como Citar

ROSÁRIO, J. J. do. Mulheres Na Pesca: Espaço E Cultura Em Maragojipe/BA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1982-0003.22070. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/22070. Acesso em: 6 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos