ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIADO PELO O USO DE TEXTUALIDADES IMAGÉTICAS (ORBITAIS) EXTRAÍDAS DO GOOGLE EARTH

Autores

  • Luiz Martins Junior Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Marcos Vinicius Campelo Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcia Vidal Candido Frozza Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97303

Palavras-chave:

Ensino de Geografia

Resumo

Neste artigo são analisadas a relevância e potencialidades da sequência didática (SD) com foco específico na utilização de textualidades imagéticas do Google Earth e temática Educação Ambiental adotada em uma escola pública de Campo Grande (MS). O planejamento, construção e aplicação da SD tem caráter qualitativo, com delineamento empírico experimental. As imagens selecionadas mostram o lixão da cidade e a ocupação progressiva das áreas habitadas. Por meio delas, buscou-se identificar a aprendizagem com mudança conceitual e a superação de situações-limite dos estudantes no enfrentamento de problemas socioambientais encontrados em seu cotidiano. Dentre os resultados, foi possível constatar que a SD contribuiu não só para a construção e profusão dos conceitos geográficos, mas também se revelou como potencial ferramenta didático-pedagógica na Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Graduado em Pedagogia pela UNINTER, Mestre em Geografia pela UFSC; Doutorando no Curso de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação FAED/UDESC.

Marcos Vinicius Campelo Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Especialização em Sociologia Universidade Estadual de Goiás; mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atualmente doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor/técnico da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Marcia Vidal Candido Frozza, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduada em Letras - Português e Literatura Brasileira e Mestre em Literatura Brasileira, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora da Educação Básica e pesquisadora parceira da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Edição

Seção

Artigos