Os Troncos Missioneiros e a construção da identidade missioneira a partir da música

Autores

  • Iuri Daniel Barbosa Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.36494

Palavras-chave:

Música e Geografia, Música Regional, Identidade Missioneira

Resumo

Troncos Missioneiros é o nome de um disco que reúne quatro artistas da Região Missioneira do Rio Grande do Sul: Jaime Caetano Braun, Noel Guarany, Cenair Maicá e Pedro Ortaça. Além de fomentar uma Música Regional Missioneira, o principal legado dos artistas relacionados como “Troncos Missioneiros” está no pioneirismo da construção de uma identidade missioneira através da música. No que tange a identidade regional, são enfatizados algumas temáticas principais: as características de um passado rural; a fronteira de integração latino-americana; as Reduções Guaraníticas e suas ruínas. Já a construção de uma Música Regional Missioneira, parte de algumas influências anteriores importantes, mas é consolidada pelos artistas citados. Depois deles, há um grande leque de artistas nascidos na região que se identificam com a produção musical missioneira, vários destes parentes diretos dos Troncos. Num contexto maior, a partir dos anos 90, a música regional do Rio Grande do Sul se desenvolve por dois caminhos: Música Campeira e a Tchê Music. Em ambos, há regravações da obra musical dos Troncos Missioneiros. Com o objetivo de discutir esse tema, utilizamos como metodologia a pesquisa em arquivos sonoros no Museu do Som Regional do RS, localizado junto ao Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e também do acervo de discos que encontramos na internet. Nosso trabalho vincula-se a uma Geografia Cultural Renovada, a partir da inclusão de novos objetos de estudo, em nosso caso a música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri Daniel Barbosa, Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), atualmente cursa o Bacharel em Geografia na mesma Universidade. Atualmente é bolsista PROBIC do projeto "Representações da identidade missioneira através da música regional do Rio Grande do Sul", vinculado ao Instituto de Artes - UFRGS. É professor de música, ensinado violão, contrabaixo, guitarra e viola caipira. Como músico, faz parte da banda Tribo Brasil e do Grupo Musical Lá Fora, ambos focados em pesquisa e prática de Música Popular Brasileira e Latino-americana

Publicado

11-09-2012

Como Citar

BARBOSA, I. D. Os Troncos Missioneiros e a construção da identidade missioneira a partir da música. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 171–177, 2012. DOI: 10.22456/1982-0003.36494. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/36494. Acesso em: 8 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos