AS IMPLICAÇÕES DECORRENTES DAS MUDANÇAS NO USO E COBERTURA DA TERRA SOBRE OS CAMPOS DE ALTITUDE NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA/RS, BRASIL

Autores

  • Ismael Jesus Klein
  • Marcia dos Santos Ramos Berreta

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.129888

Resumo

Este estudo trata da conversão das áreas dos Campos de Altitude no Bioma da Mata Atlântica por cultivos agrícolas nas últimas três décadas, no município de São Francisco de Paula, nordeste do estado do Rio Grande Sul. O objetivo principal é mensurar as perdas de áreas dos ecossistemas do bioma a partir dos usos e cobertura da terra neste município, no período de 1985 a 2020. Os dados foram obtidos a partir de levantamento bibliográfico e de cartografia realizada com base nos dados geoespaciais gerados pelo projeto MapBiomas Coleção 6.0 e o uso do software QGIS. Analisando os dados disponibilizados pelo MapBiomas foi possível identificar uma redução de cerca de 30% nas áreas de Formação Campestre no período de 1985 a 2020. Embora com uma redução menor, foi detectado um decréscimo de 7,5% na Formação Florestal. As extensões convertidas foram substituídas por usos da Agropecuária, ou seja, Lavouras Temporárias e Silvicultura. A biodiversidade dos Campos de Altitude do município de São Francisco de Paula está protegida por tratados internacionais de Conservação da Biodiversidade, inserida como uma Área Prioritária de Conservação do Brasil e sob o escudo de proteção da Lei da Mata Atlântica. Conservá-la não se trata apenas de proteção de espécies, mas sim de ecossistemas. Não somente de biotas, mas de conservar uma paisagem única, como também uma identidade e um modo de vida característicos das populações humanas do território dos Campos de Cima da Serra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-02-2023

Como Citar

KLEIN , I. J. .; BERRETA, M. dos S. R. . . AS IMPLICAÇÕES DECORRENTES DAS MUDANÇAS NO USO E COBERTURA DA TERRA SOBRE OS CAMPOS DE ALTITUDE NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA/RS, BRASIL. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 41–69, 2023. DOI: 10.22456/1982-0003.129888. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/129888. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial: Transição agrícola e ambiental do espaço rural brasileiro