GESTÃO AMBIENTAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE NAVEGAÇÃO E DOS PORTOS NACIONAIS QUE OPERAM NA HIDROVIA DO PARAGUAI-PARANÁ

Auteurs

  • Samuel Ribeiro de Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Aguinaldo Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI :

https://doi.org/10.22456/1982-0003.99996

Mots-clés :

Gestão Ambiental. Fronteira. Hidrovia Paraguai-Paraná.

Résumé

A Hidrovia do Paraguai-Paraná (HPP) constitui um dos mais importantes eixos fluviais de integração da América do Sul e vetor de desenvolvimento socioeconômico da região. Percorre cinco países (Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai) e sua utilização foi regulamentada pelo Acordo de Santa Cruz de La Sierra, que consagra, entre outros, os princípios de livre trânsito e de liberdade de navegação. Esse acordo permite o compartilhamento de território e de águas, redundando em alguns atritos. Nesse cenário conflituoso, ressalta-se a questão ambiental. A legislação brasileira é bem rígida com a proteção ao meio ambiente e estabelece diversos instrumentos e procedimentos destinados à preservação ambiental no âmbito das atividades econômicas potencialmente poluidoras. Dentre esses, merece destaque a gestão ambiental. Com este trabalho, buscou-se analisar, a partir de critérios objetivos, a eficiência da gestão ambiental das empresas brasileiras de navegação e dos portos nacionais que operam na HPP.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Samuel Ribeiro de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Autor 1: Samuel Ribeiro de Sousa

Graduado em Física pela Universidade Federal do Ceará- UFC; Pós-Graduado em Regulação de Serviços Públicos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal. Contato: sarisosrs@gmail.com;

 

Aguinaldo Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Autor 2: Aguinaldo Silva

Professor Doutor em Geociências e Meio Ambiente. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços, Campus do Pantanal. Contato: aguinaldo.silva@ufms.br.

GESTÃO AMBIENTAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE NAVEGAÇÃO E DOS PORTOS NACIONAIS QUE OPERAM NA HIDROVIA DO PARAGUAI-PARANÁ

Téléchargements

Publiée

2020-05-04

Comment citer

SOUSA, Samuel Ribeiro de; SILVA, Aguinaldo. GESTÃO AMBIENTAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE NAVEGAÇÃO E DOS PORTOS NACIONAIS QUE OPERAM NA HIDROVIA DO PARAGUAI-PARANÁ. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 43–60, 2020. DOI: 10.22456/1982-0003.99996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/99996. Acesso em: 10 août. 2026.

Numéro

Rubrique

VII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços
##plugins.generic.dates.received## 2020-01-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-03-17
##plugins.generic.dates.published## 2020-05-04