AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CAMPO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA – O PAPEL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Domitila Theil Radtke Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97465

Palabras clave:

Trabalho de campo, Metodologia, Formação de Professores, Ensino de Geografia,

Resumen

O artigo tem por objetivo ressaltar a importância dos trabalhos de campo e dos Estudos do Meio no ensino de Geografia, além de discutir a necessidade de uma formação inicial que prepare o professor de Geografia para realizar tais atividades com qualidade. A metodologia deste trabalho é marcada pela busca de referenciais teóricos sobre trabalho de campo (ALENTEJANO e ROCHA-LEÃO, 2006; SERPA, 2006) trabalho de campo para o ensino ou Estudos do Meio (MORAIS e LIMA, 2018; PONTUSCHKA, 2013; LOPES e PONTUSCHKA, 2009), formação de professores (SHULMAN, 1987; GROSSMAN, WILSON e SHULMAN, 2005) e ensino de Geografia (CAVALCANTI, 1998; MORAIS, 2013). Acredita-se que, para que o professor de Geografia desenvolva trabalhos de campo significativos, que integre os componentes físico-naturais e sociais do espaço geográfico, é necessária a mobilização de seus conhecimentos específicos do conteúdo, assim como os seus conhecimentos pedagógicos. Para isto, é fundamental uma formação inicial que desenvolva trabalhos de campo numa perspectiva crítica e não fragmentada da Geografia, para que esta metodologia dê conta da complexidade do espaço geográfico o que, por sua vez, exige do professor conhecimento didático do conteúdo. Além disso, contextualiza-se a importância destas questões estarem inseridas nas praticas espaciais cotidianas dos alunos, para que as mesmas ganhem novos significados de cidadania e autonomia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-11-19

Cómo citar

RADTKE, D. T. AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CAMPO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA – O PAPEL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 81–88, 2019. DOI: 10.22456/1982-0003.97465. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97465. Acesso em: 25 abr. 2025.