MERCADO IMOBILIÁRIO EM CIDADES MÉDIAS TRANSFORMAÇÕES INTRAURBANAS EM PASSO FUNDO E ERECHIM-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.98608

Palavras-chave:

Ofertas imobiliárias. Precificação. Desigualdades. Cidades médias.

Resumo

A incapacidade do sistema político-econômico em prover moradia para muitas famílias evidencia resultados de um processo de transformação da habitação de bem social para ativo financeiro. O déficit habitacional é um dos maiores problemas enfrentados pela população e um desafio da agenda política brasileira. Passo Fundo e Erechim, cidades médias localizadas no Rio Grande do Sul, não são exceções. O jogo de forças do mercado imobiliário apresenta envolvimento dos agentes de Estado, grupos sociais e, cada vez mais, do setor imobiliário. A reestruturação produtiva regional promove o crescimento urbano e a consequente valorização imobiliária. A análise dos dados (anúncios de classificados, questionários, entrevistas e mapeamentos) possibilitou compreender: como o mercado procede para a reproduzir seu capital e corroborar para as transformações intraurbanas; como a crescente precificação promove o acirramento das desigualdades, demarcado pelos que acumulam imóveis e os que não tem acesso à moradia; a replicação do modelo cento-periferia das áreas metropolitanas nas médias cidades, as quais passam a ser um dos principais lócus da sobreacumulação do capital, pois o mercado se ocupa mais de criar estratégias para atrair investidores do que para oferecer possibilidades de moradia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Kalinoski, Universidade Federal do Paraná

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Fez graduação-sanduíche no Illinois Institute of Technology e iniciação científica na Columbia University. Foi premiado por excelência acadêmica duas vezes no exterior. Como interesse de pesquisa, investiga as implicações espaciais de grandes projetos urbanos de infraestrutura construídos e administrados pela iniciativa privada nas metrópoles brasileiras. Na UFPR, atua como representante discente suplente no colegiado de seu programa de pós-graduação.

Juçara Spinelli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGeo - Mestrado, linha de pesquisa Produção do Espaço Urbano-regional da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Campus Erechim, RS. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional e atua principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, diagnóstico socioespacial, mercado imobiliário, cidades médias e desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Edição

Seção

Artigos