ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA COM ALUNOS CEGOS E BAIXA VISÃO: UM MODELO TÁTIL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA

Autores/as

  • Vicente Passaglia Pereira Cantanhede Universidade Estadual de Campinas
  • Maryelle Florêncio Mariano

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97342

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Geografia, Material Didático

Resumen

O presente trabalho traz uma proposta de atividade voltada para alunos com deficiência visual e baixa visão. Para isso foram utilizados recursos da cartografia tátil, a luz da teoria do profissional reflexivo de Schon (1983) foi confeccionado um modelo tátil de uma bacia hidrográfica, que pode ser utilizado em sala de aula. Espera-se com esse modelo explorar os potenciais de um modelo tátil e subsidiar aos professores exemplos de atividades que podem ser utilizados e adotados em suas práticas profissionais.

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Biografía del autor/a

Vicente Passaglia Pereira Cantanhede, Universidade Estadual de Campinas

Professor de Geografia. Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - Polo Universitário Campos dos Goytacazes (UFF - PUCG). Como experiência, tenho o Estágio Supervisionado no Colégio Estadual João Pessoa, Campos - RJ, bolsista voluntário do Grupo de Estudos de Geografia Histórica (GEGH) coordenado pelo Professor Marcelo Werner, monitor das disciplinas de Sistemas Naturais do Território Brasileiro e de Geomorfologia Geral da (UFF- PUCG), bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ orientado pelo professor Raul Reis Amorim e bolsista de Iniciação à docência PIBID - CNPq orientado pela Regina Célia Frigério. Atualmente sou mestrando do programa de pós-graduado em Geografia da UNICAMP.  Atuo na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Geografia Física, Educação Especial aplicada ao ensino de Geografia e análise de livros didáticos.

Publicado

2019-11-19

Cómo citar

CANTANHEDE, V. P. P.; MARIANO, M. F. ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA COM ALUNOS CEGOS E BAIXA VISÃO: UM MODELO TÁTIL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 73–80, 2019. DOI: 10.22456/1982-0003.97342. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97342. Acesso em: 25 jun. 2025.