O discurso de educação patrimonial como subsídio aos usos do espaço patrimonializado do centro histórico de Belém: construção discursiva do fórum circular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.122177

Palabras clave:

Centro Histórico de Belém, Projeto Circular Campina-Cidade Velha, Educação Patrimonial, Preservação do Patrimônio, Participação.

Resumen

Este artigo objetiva analisar de que maneira o discurso de educação patrimonial substancia os usos do espaço patrimonializado do Centro Histórico de Belém (CHB). Trataremos da construção do Fórum Circular a partir da perspectiva teórica de participação popular. Buscamos também explorar como são discutidos no Fórum Circular os usos do espaço efetivados pelas ações desenvolvidas durante o Projeto Circular Campina-Cidade Velha (PC). Por fim, pretendemos identificar as práticas relacionadas à educação patrimonial desenvolvida pelo Projeto e tecer uma análise discursiva destas. Nossa ideia é defender a hipótese de que o PC desenvolve diversas práticas relacionadas ao uso dos espaços patrimonializados. Um dos discursos que sustentam tais práticas relaciona-se à educação patrimonial, por esta caracterizar um diálogo entre comunidades e agentes responsáveis por ações educativas. Assim, o discurso de educação patrimonial substancia os usos do patrimônio no espaço do CHB na efetivação do PC. Problematizamos a conexão do discurso de educação patrimonial produzido pelo PC com a espacialização das práticas realizadas pelos parceiros, evidenciando as forças na disputa pela tomada de decisão sobre o espaço patrimonializado. Somada a outras pesquisas sobre o tema, observamos a importância da educação patrimonial no contexto da participação popular. As implicações concentram-se nos direitos sociais, uma vez a educação patrimonial enquanto instrumento de valorização do patrimônio histórica das cidades, e no âmbito das políticas públicas, visto que a educação patrimonial pode ser vista como mecanismo de partida à formulação de políticas públicas de preservação do patrimônio ao passo que compõe estratégias de ativação social (BARROS, 2018).

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Biografía del autor/a

Magaly Caldas Barros, Universidade Federal do Pará

Geógrafa. Graduada (2018) e Mestre (2021) em Geografia pela Universidade Federal do Pará.

Maria Goretti da Costa Tavares, Profa. Titular da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará

Mestre (1992) e Doutora (1999) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutora pelo Instituto de Geografia da Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne, Paris-França (2006 - 2007); e Pós-doutora pelo Programa de Pós Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná (2017 - 2018).

Publicado

2022-03-25

Cómo citar

BARROS, M. C.; TAVARES, M. G. da C. O discurso de educação patrimonial como subsídio aos usos do espaço patrimonializado do centro histórico de Belém: construção discursiva do fórum circular. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 213–236, 2022. DOI: 10.22456/1982-0003.122177. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/122177. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Dossiê: Geografia(s) e Turismo