OS JOGOS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE CLIMA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97604

Keywords:

Ensino de Geografia. Clima. Jogos. Role Playing Game.

Abstract

O presente trabalho busca apresentar reflexões sobre as potencialidades dos jogos para o ensino dos conteúdos de clima, na Geografia. Dentre os diversos tipos de jogos elaborados para trabalhar conteúdos da Geografia na sala de aula, o roleplaying game (RPG) apresenta características que possibilitam uma abordagem interdisciplinar e com grande potencial criativo para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo é parte do trabalho de conclusão de curso que teve por finalidade refletir sobre os jogos no ensino de Geografia, apresentando uma proposta de RPG para os conteúdos de clima. Com o intuito de discutir e propor o uso de jogos no ensino de Geografia, com destaque para o RPG, inicialmente, foi planeada uma discussão a partir dos pressupostos teóricos sobre os jogos no ensino de Geografia e, posteriormente, o desenvolvimento e a elaboração de um livro-jogo de RPG.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Layanne Almeida de Souza, Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado

Mestranda em Geografia na Área de Concentração Natureza e Produção do Espaço, na linha Ensino-Aprendizagem em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia, Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás.

Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás.

Juliana Ramalho Barros, Universidade Federal de Goiás - Instituto de Estudos Socioambientais.

Professora Adjunta no Instituto de Estudos Socioambientais e professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás

Published

2019-11-19

How to Cite

SOUZA, L. A. de; BARROS, J. R. OS JOGOS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE CLIMA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 299–306, 2019. DOI: 10.22456/1982-0003.97604. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97604. Acesso em: 29 apr. 2025.