Geografia da música e políticas espaciais: a 9ª sinfonia de Antonin Dvořák e o nacionalismo estadunidense

Autores

  • Carolina Deconto Vieira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.36495

Palavras-chave:

Nacionalismo, Antonin Dvořák, Sinfonia “Do Novo Mundo”, Geografia da Música

Resumo

O presente texto busca trazer novas abordagens em geografia cultural e da música através do estabelecimento de relações entre a Música Romântica Européia do Século XIX e a formação dos Estados-Nação. Para estudo de caso, foi escolhida a Nona Sinfonia de Antonin Dvořak, intitulada “From the New World”. A partir de uma breve discussão do processo de formação do Nacionalismo Estadunidense, foi feita uma análise preliminar do impacto dessa obra na formação de uma identidade musical norte-americana. Conclui-se que, dentro do projeto nacional dos E.U.A., a sinfonia possui um papel bastante relevante e repercute de maneira impactante no imaginário americano. Neste sentido, o problema teórico do estudo da música dentro do âmbito da geografia cultural mostra que o advento das teorias não-representacionais (NRTs) ajuda em compreender melhor as formas geográficas do que abordagens de um materialismo regionalista tradicional ou de teorias de representações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Deconto Vieira, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2010) e atualmente é Mestranda em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma instituição.

Publicado

11-09-2012

Como Citar

VIEIRA, Carolina Deconto. Geografia da música e políticas espaciais: a 9ª sinfonia de Antonin Dvořák e o nacionalismo estadunidense. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 178–187, 2012. DOI: 10.22456/1982-0003.36495. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/36495. Acesso em: 17 set. 2026.

Edição

Seção

Artigos