MEMÓRIA E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES FORMADORES EM GEOGRAFIA

Authors

  • Victória Sabbado Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roselane Zordan Costella Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.101707

Keywords:

Narrativas (auto)biográficas. Formação docente. Geografia.

Abstract

Este trabalho origina-se de uma tese de doutorado em andamento relacionada à linha de pesquisa em Ensino de Geografia. O intuito da pesquisa consiste em analisar como as memórias de professores formadores de Geografia atuam sobre sua identidade docente e influenciam a formação dos licenciandos. Para tanto, será adotada a abordagem (auto)biográfica enquanto método. A metodologia assenta-se nas histórias de vida, de modo que a fonte de pesquisa serão as narrativas dos professores formadores de Geografia de uma universidade federal do estado do Rio Grande do Sul. A escolha pelas narrativas (auto)biográficas se justifica pelo entendimento de que o ato de narrar engendra um processo reflexivo, autoformativo e heteroformativo durante sua execução. As reflexões apresentadas neste trabalho dizem respeito somente à pesquisa teórica construída a partir de uma revisão bibliográfica concernente ao ensino de Geografia, formação docente e pesquisa (auto)biográfica, uma vez que a pesquisa de campo ainda está inacabada. A partir disso, considera-se a presença significativa do saber da tradição pedagógica nas memórias dos professores, o que exige sua problematização na formação inicial, de modo que pode ser desenvolvido por meio das narrativas (auto)biográficas, visto que  são concebidas não somente como dispositivo metodológico, mas também como dispositivo formativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Victória Sabbado Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Geografia da UFRGS

Roselane Zordan Costella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS

Published

2021-02-03

How to Cite

MENEZES, V. S.; COSTELLA, R. Z. MEMÓRIA E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES FORMADORES EM GEOGRAFIA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 250–266, 2021. DOI: 10.22456/1982-0003.101707. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/101707. Acesso em: 29 apr. 2025.

Issue

Section

III Semana Acadêmica dos Pós-Graduandos do Instituto de Geociências - SAPIGEO