GEOGRAFIA ESCOLAR: FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA

Autores

  • Luiz Martins Junior UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.135291

Resumo

Neste artigo temos como objetivo refletir sobre a Geografia Escolar na contemporaneidade e as possibilidades de revisão das ideias pedagógicas centradas no ensino de Geografia, numa perspectiva unilateral, na lógica de transmissão de saberes/conteúdos linearmente hierarquizados nas matrizes curriculares. Realizamos um estudo bibliográfico com centralidade nas contribuições de Vygotsky, para ancorar as discussões acerca da formação de conceitos no campo da Geografia, na perspectiva de uma relação dialógica entre professores e estudantes, mediatizados pela cultura. Partindo das proposições vygotskyanas e com base nos estudos realizados, encontramos os elementos que permitem estabelecer relações entre o desenvolvimento intelectual e a formação de conceitos, cuja ênfase situa-se no papel das relações socioculturais. Cabe destacar, que nessa perspectiva, a função docente e o lugar/condição do professor como membro mais experiente da cultura assume lugar central na materialização da função social da escola, qual seja, sistematizar os conceitos científicos e disseminar a cultura globalmente. 

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Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, UDESC

Doutor em Educação (UDESC), Mestre em Geografia (UFSC), Licenciado em Pedagogia (UNINTER)  e Licenciado em Geografia (UNIVILLE).  https://orcid.org/0000-0002-6026-8338

 

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

MARTINS JUNIOR, L. GEOGRAFIA ESCOLAR: FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2024. DOI: 10.22456/1982-0003.135291. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/135291. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos