GEOGRAFIA ESCOLAR: FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.135291Resumo
Neste artigo temos como objetivo refletir sobre a Geografia Escolar na contemporaneidade e as possibilidades de revisão das ideias pedagógicas centradas no ensino de Geografia, numa perspectiva unilateral, na lógica de transmissão de saberes/conteúdos linearmente hierarquizados nas matrizes curriculares. Realizamos um estudo bibliográfico com centralidade nas contribuições de Vygotsky, para ancorar as discussões acerca da formação de conceitos no campo da Geografia, na perspectiva de uma relação dialógica entre professores e estudantes, mediatizados pela cultura. Partindo das proposições vygotskyanas e com base nos estudos realizados, encontramos os elementos que permitem estabelecer relações entre o desenvolvimento intelectual e a formação de conceitos, cuja ênfase situa-se no papel das relações socioculturais. Cabe destacar, que nessa perspectiva, a função docente e o lugar/condição do professor como membro mais experiente da cultura assume lugar central na materialização da função social da escola, qual seja, sistematizar os conceitos científicos e disseminar a cultura globalmente.