GEOGRAFIA, ENSINO E NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:

REFLEXÕES A PARTIR DA REALIDADE DE ESCOLAS DE CAÇADOR, SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.127978

Resumo

As novas tecnologias de informação e comunicação estão presentes nas maiorias dos espaços e são importantes meios econômicos, políticos e de interação social. O smartphone hoje é uma das tecnologias mais presente na vida das pessoas, devido sua facilidade de compra e de utilização, pois atualmente não é apenas destinado a fazer ligações, e sim um aparelho com utilidade para quase todas as ações do cotidiano. Então, analisar a possibilidade da inclusão desta tecnologia como recurso educacional foi o objetivo desta pesquisa. Primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre o uso do smartphone como recurso didático. Seguido de um levantamento de dados com um formulário estruturado, aplicado em duas escolas do município de Caçador/SC, a fim de analisar as características sociais dos estudantes, quais as suas relações com o ambiente escolar e meios tecnológicos e, por fim, seus anseios com as aulas de Geografia. Com os dados da pesquisa foi possível concluir, que os(as) estudantes estão cada vez mais conectados, mesmo existindo diferença de acordo com o espaço de vivência, e que eles(as) tendem a aprender melhor ou ter mais motivação para o aprendizado quando ensinados com o uso de alguma tecnologia. Para isso, a pesquisa traz algumas sugestões de aplicativos e formas de uso dos smartphones nas aulas de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maysa Aparecida Goronski, Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Brusque/SC

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus União da Vitória/PR no ano de 2014, especialista em Geografia: saberes docentes e a formação de professores pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus União da Vitória/PR, no ano de 2015. É professora efetiva na rede municipal de educação de Caçador/SC desde o ano de 2016 na disciplina de Geografia. E mestranda no Mestrado Profissional de Ensino em Geografia em rede Nacional (PROFGEO), no Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Brusque/SC.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria (RS)

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano. Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto e em Geografia Populacional, Urbana e Econômica pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-graduação em Geografia e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da UFSM. É Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), no Instituto Federal Catarinense (IFC), Polo Brusque/SC. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Temática; e Geografia Urbana. Foi docente de Geografia no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.

Downloads

Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

Artigos