GEOGRAFIA, ENSINO E NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
REFLEXÕES A PARTIR DA REALIDADE DE ESCOLAS DE CAÇADOR, SC
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.127978Resumo
As novas tecnologias de informação e comunicação estão presentes nas maiorias dos espaços e são importantes meios econômicos, políticos e de interação social. O smartphone hoje é uma das tecnologias mais presente na vida das pessoas, devido sua facilidade de compra e de utilização, pois atualmente não é apenas destinado a fazer ligações, e sim um aparelho com utilidade para quase todas as ações do cotidiano. Então, analisar a possibilidade da inclusão desta tecnologia como recurso educacional foi o objetivo desta pesquisa. Primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre o uso do smartphone como recurso didático. Seguido de um levantamento de dados com um formulário estruturado, aplicado em duas escolas do município de Caçador/SC, a fim de analisar as características sociais dos estudantes, quais as suas relações com o ambiente escolar e meios tecnológicos e, por fim, seus anseios com as aulas de Geografia. Com os dados da pesquisa foi possível concluir, que os(as) estudantes estão cada vez mais conectados, mesmo existindo diferença de acordo com o espaço de vivência, e que eles(as) tendem a aprender melhor ou ter mais motivação para o aprendizado quando ensinados com o uso de alguma tecnologia. Para isso, a pesquisa traz algumas sugestões de aplicativos e formas de uso dos smartphones nas aulas de Geografia.